21.07.1706 – Vejam esta interessantíssima deliberação da câmara municipal de Moncorvo:

21.07.1895 – O nº 195 de O Moncorvense, neste dia distribuído, apresenta o seguinte artigo:
- Colégio de Moncorvo – Mais um ano de lucta e mais um ano de victória!

José António dos Reis Junior, de Moncorvo, admissão e portuguez.Júlio Henrique de Abreu, introdução, latim 5º e 6º ano e philosofia. Acabou preparatórios.António Correia Ralha, da Foz do Sabor, portuguez.Cândido Gomes Sousa Pinto, de Baião, admissão.Jorge Salgado Andrade, de Carviçais, Portuguez.João José Gil, do Peredo, Portuguez e admissão.António Alberto Margarido Pacheco, de Moncorvo, literatura.Bernardo A. Dos Santos, de Vila Real, portuguez.Alberto C. Fernandes, de Mogadouro, latim.Gonçalo Monteiro Fillipe, do Castanheiro, história.Augusto César Abreu, de Moncorvo, admissão e portuguez.Adolpho A. Ferreira Margarido, de Fozcôa, latim e geografia.António A. De Matos Ferreira, de Trancoso, latim, literatura e philosofia.Acácio A. Lopes Cardoso, de Moncorvo, latim e philosofia.Artur A. Lopes Cardoso, de Moncorvo, latim 5º e 6º, literatura, philosofia. Acabou preparatórios com 14 anos de idade.Alberto Miranda, de Moncorvo, admissão e e portuguez.Viriato Margarido Pacheco, de Fozcôa, geografia e literatura.Júlio César Magalhães, de Baião, matemática.Claudino ferreira Passos, de Moledo, portuguez.António Alberto Carvalho, de Moncorvo, portuguez e francês.Américo Rei, de Moncorvo, admissão.Maulio Ferreira Botelho, de Vila Real, francês, literatura e latim.Abel Gracho Martins, da Horta da Vilariça, admissão.Júlio César Teixeira, de Moncorvo, admissão.Augusto de Campos, de Moncorvo, admissão.Fernando Gonçalves Paço, de Vila Real, francês.
NOTA – Gostaria que fizessem comentários acrescentando informações sobre cada um destes alunos. Eu começo no primeiro – José António dos Reis Júnior. Acabou por se formar em direito pela universidade de Coimbra. Era afilhado de António Caetano de Oliveira. Rogério Rodrigues em um trabalho já publicado neste blog informa que ele foi iniciado na maçonaria em 20.01.1911, com o nome de N.S.Gorki. E mais não sei mas fico à espera que alguém acrescente qualquer informação.
21.07.1910 – Notícia do Felgar: - Foi gravemente ferido com foiçadas na cabeça e com um tiro de pistola no pescoço Ezequiel Augusto Pires (…) é arguido António Praça, por alcunha O Risinha.
António Júlio Andrade
1ªfotografia :Artur A. Lopes Cardoso.2ª fotografia:Júlio Henrique de Abreu.
folgas dos touros...O que eram?
ResponderEliminarOnde era o colégio?já era o Campos Monteiro?
Folgas dos touros eram touradas. Era o colégio de Santo António fundado pelo padre Adriano Guerra. Funcionou entre 1887 e 1896. J. Andrade
ResponderEliminar