quinta-feira, 21 de julho de 2016

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (21/07)

21.07.1706 – Vejam esta interessantíssima deliberação da câmara municipal de Moncorvo:
- Porquanto Francisco Dias Pinto e Martinho Fernandes, vizinhos desta Praça, vivem em casas cujas lojas goram sempre de recolhimento dos touros nos festejos públicos desta câmara e sendo notificados para as fazerem prontas no dia da festa do Corpus Christi deste presente ano, deram algumas escusas que por menos verdadeira informação se acharem ruinosas, assentaram e mandaram que, para que os sobreditos nem outros semelhantes moradores se queiram evadir desta obrigação, fossem logo notificados que estejam advertidos que de hoje em diante, como sempre se quis e costumou, não ficam isentos desta posse e obrigação de dar e fazer prontas as suas lojas para as folgas dos touros que desta câmara se mandarem nelas recolher e sair em todas as ocasiões necessárias e que sendo alegar contra este acórdão e posse em que se acha esta câmara o façam dentro de 3 dias, pena de, passados eles, se lhes não admitir requerimento algum.
21.07.1895 – O nº 195 de O Moncorvense, neste dia distribuído, apresenta o seguinte artigo:
- Colégio de Moncorvo – Mais um ano de lucta e mais um ano de victória!
O resultado obtido é uma prova dos triunphos desta casa de educação que, vivendo só dos próprios esforços, vae, há 7 anos colhendo cada vez maiores louros, assaz comprovados pelos resultados obtidos. O resultado deste ano é o mesmo dos anos anteriores. Só dois alumnos dos matriculados perderam o ano. Dito isto, está tudo dito… Resultados:
 José António dos Reis Junior, de Moncorvo, admissão e portuguez.Júlio Henrique de Abreu, introdução, latim 5º e 6º ano e philosofia. Acabou preparatórios.António Correia Ralha, da Foz do Sabor, portuguez.Cândido Gomes Sousa Pinto, de Baião, admissão.Jorge Salgado Andrade, de Carviçais, Portuguez.João José Gil, do Peredo, Portuguez e admissão.António Alberto Margarido Pacheco, de Moncorvo, literatura.Bernardo A. Dos Santos, de Vila Real, portuguez.Alberto C. Fernandes, de Mogadouro, latim.Gonçalo Monteiro Fillipe, do Castanheiro, história.Augusto César Abreu, de Moncorvo, admissão e portuguez.Adolpho A. Ferreira Margarido, de Fozcôa, latim e geografia.António A. De Matos Ferreira, de Trancoso, latim, literatura e philosofia.Acácio A. Lopes Cardoso, de Moncorvo, latim e philosofia.Artur A. Lopes Cardoso, de Moncorvo, latim 5º e 6º, literatura, philosofia. Acabou preparatórios com 14 anos de idade.Alberto Miranda, de Moncorvo, admissão e e portuguez.Viriato Margarido Pacheco, de Fozcôa, geografia e literatura.Júlio César Magalhães, de Baião, matemática.Claudino ferreira Passos, de Moledo, portuguez.António Alberto Carvalho, de Moncorvo, portuguez e francês.Américo Rei, de Moncorvo, admissão.Maulio Ferreira Botelho, de Vila Real, francês, literatura e latim.Abel Gracho Martins, da Horta da Vilariça, admissão.Júlio César Teixeira, de Moncorvo, admissão.Augusto de Campos, de Moncorvo, admissão.Fernando Gonçalves Paço, de Vila Real, francês.
NOTA – Gostaria que fizessem comentários acrescentando informações sobre cada um destes alunos. Eu começo no primeiro – José António dos Reis Júnior. Acabou por se formar em direito pela universidade de Coimbra. Era afilhado de António Caetano de Oliveira. Rogério Rodrigues em um trabalho já publicado neste blog informa que ele foi iniciado na maçonaria em 20.01.1911, com o nome de N.S.Gorki. E mais não sei mas fico à espera que alguém acrescente qualquer informação.
21.07.1910 – Notícia do Felgar: - Foi gravemente ferido com foiçadas na cabeça e com um tiro de pistola no pescoço Ezequiel Augusto Pires (…) é arguido António Praça, por alcunha O Risinha.
António Júlio Andrade
1ªfotografia :Artur A. Lopes Cardoso.2ª fotografia:Júlio Henrique de Abreu.

2 comentários:

  1. folgas dos touros...O que eram?
    Onde era o colégio?já era o Campos Monteiro?

    ResponderEliminar
  2. Folgas dos touros eram touradas. Era o colégio de Santo António fundado pelo padre Adriano Guerra. Funcionou entre 1887 e 1896. J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.