quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

TORRE DE MONCORVO - MUNICÍPIO TRADICIONAL

A AUTORA


Ilda Fernandes, filha de João José Fernandes e de Maria Joaquina de Andrade - proprietários agricultores, nasceu em Maçores - Moncorvo, em 3 de Julho de 1939.
Em 1964 completou o Curso do Magistério Primário na Escola do Magistério Primário de Coimbra, em 1984 licenciou-se em Ciências Históricas na Universidade Livre do Porto, em 1993-1996 concluiu o Mestrado em História Ibero-Americana na Universidade Portucalense Infante D. Henrique do Porto, desde 2002 Doutora da em História na Universidade Portucalense Infante D. Henrique do Porto com a Dissertação, Mirandela Tradição e Modernidade.
Em 1994, por solicitação do Ex.º Senhor Bispo da Diocese de Bragança, D. António Rafael, efectuou uma Sinopse Monográfica de Maçores - Moncorvo.
Em 1996 defendeu Tese de Mestrado com o Trabalho de Dissertação, Aspectos Económico-Sociais de Torre de Moncorvo nos Finais do Século XIX.
Executou entre outros, os trabalhos de maior destaque: Usos e Costumes da Minha Terra, Índios do Brasil e para Seminário de Licenciatura - Doações ao Mosteiro de S. Bento de Santo Tirso. Para Mestrado, além de outros, elaborou Escravatura no Brasil, Emigração para o Brasil (1850-1930).(Continua nos comentários)

6 comentários:

  1. CONTINUAÇÃO:
    Colaborou no Jornal de Matosinhos, Revistas da Romaria da Senhora da Hora, conferenciou, escreveu em prosa e verso sobre as Origens da Vila da Senhora da Hora, As Romarias em Portugal, Presente Passado e Futuro da Romaria da Senhora da Hora, Raízes Cristãs da Senhora da Hora, O Valor da Leitura, A Liberdade, A Criança e o Professor, Origem e Tradições do Carnaval, Património Histórico-Cultural do Centro Histórico da Senhora da Hora, Tradições Carnavalescas do Concelho de Esposende.
    Como professora do Ensino Básico e Secundário, leccionou na Escola Industrial de Pombal, Escola Masculina de Sobrado - Valongo, Escola de S. Pedro do Avioso - Maia, Escola Mista das Areias - Carrazeda de Ansiães, Escola C+S de S. Martinho do Campo - Santo Tirso e Escola N.º 2 da Senhora da Hora.
    Livros Publicados:
    1996 - Senhora da Hora Subsídio para a Sua Monografia.
    2000 - Senhora da Hora Monografia.
    2001 - Frechas Tradição e Modernidade.
    2001 - Torre de Moncorvo Município Tradicional.
    Incluída no 2.º volume do Dicionário dos Mais Ilustres Transmontanos, é sócia e voluntária na Casa do Caminho da Senhora da Hora, membro e colaboradora da Associação Cultural da Senhora da Hora, Associação Cultural e Recreativa de Maçores - Moncorvo, Associação Cultural de Esposende e Lions Clube da Senhora da Hora.

    ResponderEliminar
  2. Prefácio

    Ao escrever o seu livro sobre o município de Torre de Moncorvo a Drª Ilda Fernandes, mestre em História Ibero-Americana, deu um passo importante e significativo no aprofundamento da história duma localidade que pela sua ancestral peculariedade se afirma como uma das mais genuínas e personalizadas no espaço nordestino. Ao elaborar esta monografia histórica a autora adentrou-se com pertinácia e denodo na sua densa tessitura, buscando com aplicação e acentuado desvelo encontrar as linhas cuja análise vão ao arrepio das raízes telúricas dessa parcela territorial. Num sítio cujas gentes se afirmou pela sua acrisolada devoção a um espaço que ajudou a construir, a qual se norteou por regras que nunca puseram em causa o sentimento de apego a valores nacionais. Com particular brio contribuíram os seus naturais para que os alicerces fundacionais se edificassem com solidez e harmonia, numa construção assaz equilibrada.
    Apegada à terra onde nasceu a Drª Ilda Fernandes presta, com este trabalho, um inestimável preito à sua «pequena pátria», com a consciência plena que lançou uma pedra no cimento de um edifício robusto, cujas gentes se afirmam pelo carácter e pelo pundonor, expoentes no afirmar colectivo que assenta numa vontade férrea e numa ideia de respeito e de natural orgulho pelos seus antepassados. Autênticos artífices que com o seu indómito querer são credores da admiração das sucessivas gerações que se inserem no transcurso do devir histórico.
    Esta obra assenta em princípios afirmativos, os quais se traduzem no irreprimível desejo de perpetuar um legado cuja construção implicou o esforço abnegado de tantos naturais que sentiram no seu intimo um forte apelo às vozes da história. Com este sentimento bem presente a autora não regateou esforço para traçar o seu desígnio de melhor conhecer a terra e a gente de Torre de Moncorvo. Esforço em que não falta emoção e aderência a mensagens que surgem do seu eu profundo e de toda a carga psicológica que ele reveste.

    Humberto Baquero Moreno

    ResponderEliminar
  3. Ficha Técnica

    Título: Torre de Moncorvo - Município Tradicional
    Autora: Ilda Fernandes
    Editor: Câmara Municipal de Torre de Moncorvo
    Impressão: Humbertipo - Porto
    Data: Outubro 2001
    Tiragem: 1000 exemplares
    Depósito Legal:170233/01_______________________________

    ResponderEliminar
  4. Parabéns à Dra. Ilda Fernandes pela sua vasta e, de certo, valiosa obra .
    Não tenho o prazer de conhecer pessoalmente esta distintíssima quase-conterrânea, mas espero que qualquer dia isso venha a acontecer.

    Um grande abraço
    Júlia

    ResponderEliminar
  5. António Gonçalves
    tenho esse livro

    ResponderEliminar
  6. Serra Reboredo Turismo Rural
    Eu também tenho.... oferecido e autografado pla escritora D. Ilda Fernanes

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.