Fotografia tirada em 9/05/82 |
Os Serviços da Hidráulica foram oficialmente extintos depois da morte de Frederico Mesquita, mas estavam sem funcionamento, na prática, desde a sua reforma. Contava-me ele, que, muitas vezes, um ou outro guarda-rios, vindos das aldeias às feiras de Moncorvo, procuravam o ex-chefe e lhe perguntavam, apreensivos, se, não aparecendo ninguém a vigiar-lhes o serviço, mas com o vencimento depositado todos os meses na Caixa, não teriam que repor o dinheiro entretanto gasto. "Não virão um dia descobrir isto?", perguntavam desconfiados. E o chefe respondia : “Não se preocupem. Ainda há repartições em Vila Real e no Porto”.
Leonel Brito
Estes são os homens da fotografia.
ResponderEliminarEm cima:
José Joaquim Ferreira; Herculano Salgueiro; Ernesto dos Santos Magalhães;Casimiro Sá; Acáco da Cruz Rodrigues;Frederico Moita Mesquita;Gilberto Augusto Pinto;António dos Santos Silva;Alexandre J. Cascais.
Em baixo:
António M. Vilares;Manuel Tavares;Higino Pacheco ;Joaquim Pereira;Constantino da Gama Fernandes;Afonso Clérigo.
Teresa Graça :obrigado por estas boas recordações saudades paizinho querido beijinho
ResponderEliminarParabéns á pessoa dos "FARRAPOS DE MEMÓRIA"que teve a coragem,e a ousadia de homenagear,estes homens,que tantos quilómetros andaram,vigiando rios e ribeiros,e tudo aquilo que estava relacionado com a natureza,Eu tive o prazer de conhecer pelos menos,o Higino Pacheco,meu tio por parte de minha tia,o Ferreira de Peredo,outro de Moncorvo,penso eu que naquela altura era o chefe dos guarda-rios,para os que já faleceram,um muito obrigado por defenderem a natureza,e aos que estão vivos muita saúde e que tenham orgulho de um dia terem sido guarda rios,Bem Hajam todos os guarda rios deste país.
ResponderEliminarParabens a todos os guarda-rios do concelho de Torre de Moncorvo, aqui presto a minha homenagem a todos eles pois eles calcorriaram quilómetros defendendo os nossos rios e ribeiras protegendo a natureza para eles uma saudação especial pois ninguém teve a coragem de fazer esta publicação,Bem Hajam todos os guarda-rios.
ResponderEliminarFiquei tão feliz ao ver esta fotografia que nunca tinha visto. Ainda conheci o Chefe Mesquita e alguns colegas do meu Pai. Alguns ainda estão connosco, outros já partiram. Deixo aqui o meu muito obrigado a quem publicou esta fotografia e um beijo cheio de saudades ao melhor PAI do mundo, o Sr Alexandre Guarda-Rios.
ResponderEliminar