sexta-feira, 7 de março de 2014

TORRE DE MONCORVO - Manuel de Sousa Moreira

Quem era o fundador de A Torre ?

Manuel de Sousa Moreira nasceu em Pegarinhos, concelho de Alijó, em 20 de Março de 1901.
Era filho de Maximino Moreira e Maria Leopoldina. Em 1920 foi para Angola, onde permaneceu durante 10 anos e aí casou com Maria do Rosário Monteiro.
Regressando à Metrópole «... enamorou-se da vetusta vila de Moncorvo...» e por aqui chegou em 1930.
Vocacionado para o Comércio, homem dinâmico e de iniciativa, em breve fundou a Casa Moreira, o Café Moreira e o Stand Moreira.Armazenista de materiais de construção monta, também, uma garagem e oficina de reparação de automóveis. Cria a indústria «... de transportes em automóveis, nas modalidades de carga e carros ligeiros de passageiros...».Explora em regime de concessão o Cine-Teatro e, finalmente fundou o jornal A Torre.Além da sua intensa e extensa actividade comercial consegue ainda tempo para desempenhar funções como Membro do Conselho Municipal, Vereador da Câmara Municipal, vogal da Comissão Concelhia da União Nacional, Presidente da Junta de Freguesia — quase durante vinte anos, Sub-Delegado do Grémio dos Retalhista e Mercearia do Norte de Portugal.
A 26 de Maio de 1985 falecia em Moncorvo o homem que foi bom chefe de família, um «... conceituado comerciante da praça de Moncorvo...» e um grande amigo de Moncorvo.
A Torre teve muitos e bons colaboradores. Citamos apenas alguns nomes desses colaboradores:
Major A. Guerra Tenreiro; Dr. Cristiano de Morais; Dr. Afonso Pinto; Dr. Armando Pimentel; D. Cândida Ribeiro; P. Joaquim M. Rebelo; Dr. Casimiro de Morais Machado; Dr. Ramiro Salgado; Joaquim Rosendo; Dr. Cabral Adão; J. Rentes de Carvalho; Dr. João da Cruz Lopes; Luís Reina; Pinto da Costa, etc.

In:Para a história da Impresa de Trás-os Montes e Alto Douro

Joaquim Manuel Rebelo

3 comentários:

  1. Apesar de já ter sido mencionado antes, nunca é demais lembrar este filho adoptivo de Moncorvo,que tanto bem fez à nossa terra.

    ResponderEliminar
  2. Victor Augusto :O Sogro do meu padrinho. Construiu um império mas deixou-o ir por água a baixo.

    ResponderEliminar
  3. Victor escreveu: "Tirando os filhos (O Norberto e a Mariazinha), se calhar fui dos poucos (dos 8 anos atá aos 20) que acompanhei o apogeu, ascencão e queda do império Moreira. Não é o local, nem a ocasião, para se falar de determinados assuntos. Fico-me por aqui, mas continuo a defender que quem está de bem, deve dar a cara.Não sei quem o senhor é, mas sobre Moncorvo, Pocinho e Foz-Coa, não sabe mais do que eu.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.