Bragança, 07 mar (Lusa) -- O mais recente projeto de promoção
do Nordeste Transmontano, o 'Try Nordestin', vai marcar presença numa das
maiores feiras de turismo da Europa, a Intourmarket, que decorre de 15 a 18 de
março, em Moscovo, na Rússia.
A plataforma digital que reúne os principais motivos
turísticos desta região foi lançada pela Corane, a Associação para o
Desenvolvimento dos Municípios da Raia Nordestina, e será "a única
presença portuguesa" neste evento internacional, segundo divulgou hoje a
promotora.
A Intourmarket - Feira Internacional de Viagens e Turismo
contará com 1.400 expositores de 143 países e espera mais de 85 mil visitantes
e 320 jornalistas acreditados.
De acordo com a coordenadora da Corane, Luísa Pires, esta
presença na Feira valeu também ao 'Try Nordestin' o convite para conceder uma
entrevista de 15 minutos ao canal televisivo russo Travel Guide TV, com
transmissão internacional, que vai acontecer entre os dias 15 e 17 de março.
A Corane conta com um novo parceiro no projeto e nesta
deslocação à Rússia, a congénere Desteque - Associação de Desenvolvimento da
Terra Quente Transmontana.
A coordenadora desta associação, Aurora Ribeiro, destaca a
importância de promover "o enorme potencial turístico" do Nordeste
Transmontano "nos mercados tradicionais, mas também nos mercados emissores
atrativos e emergentes, e a Rússia é um deles" com um "nicho de
visitante que se adequa a este território".
Durante os quatro dias de presença na Rússia, serão mostrados
conteúdos e informação de toda a região transmontana", adiantou Luísa
Pires, coordenadora da Corane.
O objetivo desta participação é também, segundo as
responsáveis, distribuir material informativo pelos grandes grupos, agências de
viagens, profissionais de turismo, jornalistas, 'bloggers', "procurando
despertar-lhes o interesse para que o Nordeste de Portugal possa integra os
pacotes que comercializam".
O propósito da Plataforma de Gestão de Destino Turístico 'Try
Nordestin' é organizar a oferta existente na região e criar ferramentas para
que os artesãos, os apicultores, os produtores de fumeiro e outros pequenos
empresários, entre outros, possam dar a conhecer o que fazem.
Ao projeto associou-se a restauração, o alojamento, o
património, os equipamentos culturais, os espaços de lazer, as salas de
congressos e outros pontos de interesse, "que no seu conjunto reúnem
condições de atratividade e competitividade com outros territórios
imprescindíveis para a afirmação do destino Nordeste de Portugal".
"Este projeto tem a mais-valia de ter sido criado de
baixo para cima, nós como entidades responsáveis pelo desenvolvimento rural
sentimos que os produtores reclamavam este tipo de iniciativas, que se
trabalhasse o turismo de forma séria e profissional", argumentou Luísa
Pires.
HFI // JAP
Lusa/fim
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