...em 1977 poucos países europeus que tivessem este património ainda rolante e no activo o deixariam fechar descurando o potencial turistíco que estas linhas possuiam, infelismente a CP assim não o entendeu...sensibilidades, Em 1982 a fábrica da cerveja Suíça «feldshlossen», compra a Portugal 2 máquinas e respectivas composições de linha estreita e monta totalmente de novo uma linha que liga a estação de Rheinfelden á dita fabrica. aproveitando turística e comercialmente o que os portugueses não quiseram....estes, preferem TGV"s que não podem pagar...
"O meu pai o Apita Abílio ficará sempre ligado à Linha do Sabor, pois foi ele que conduziu o último comboio a passar nesta linha, tal como conduziu o último comboio da Barca D´Alva ao Pocinho."
Portugal so penca e en enganar o povo povre, e perde peças que fazem parte da historia. Moncorvo e a cp tambem nao ajudam muinto a coisa mas e assim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
António Cristino :Durante dois anos fiz a viagem entre Felgar e Moncorvo (1968 e 1969). Lembro-me de um dia adormecer e só ter acordado em Carviçais. Lembro-me de um dia a Automotora nunca mais chegar a Felgar e nos terem dito que tinha saído de Carviçais, fomos ao encontro dela, tinha descarrilado já próximo do Felgar. Lembro-me de um dia ter deixado cair o passe do combóio (nessa altura tirava-se por 3 meses) logo á saída de Moncorvo, saltei com combóio em andamento para o procurar.
Lembro o episódio do descarrilamento da automotora na serra. Belos tempos.Havia tanta mocidade do Felgar, nesses comboios. Quem começa um forum de reunião de toda essa gente ? De Felgar , Carviçais, lagoaça, Fornos, freixo, Larinho, até do Souto da velha eram mais que muitos...
Ainda me lembro do apito do comboio,que saudades desse tempo.Mas infelismente o nosso pais e os nossos governantes so pensam neles e nao nas pessoas.convivi de perto com todos os maquinistas da linha do sabor e pessoal da estacao de moncorvo.
Boa noite. Boas recordaçôes desses senhores motoristas, que deixavam os garatos brincar à passagem do comboio ou da automotora, para deixar um prego sob as rodas do comboio para ficarem laminas como uma navalhinha. Outras vezes, para brincar com eles, passava-mos àgua com sabâo, para o comboio patinar durante dois ou três metros, para a alegria deles e o contentamento da garatada. Saudades... José Almendra
Isto sim é bonito!!!!
ResponderEliminarQual ecopista qual carapuça.
Diogo escreveu:
ResponderEliminar"http://www.facebook.com/l/ae5e0;static.publico.clix.pt/docs/portugal/linhadosabor/"
http://www.destak.pt/artigo/75719-35-milhoes-de-euros-para-criar-rede-de-postos-turisticos
ResponderEliminar...em 1977 poucos países europeus que tivessem este património ainda rolante e no activo o deixariam fechar descurando o potencial turistíco que estas linhas possuiam, infelismente a CP assim não o entendeu...sensibilidades, Em 1982 a fábrica da cerveja Suíça «feldshlossen», compra a Portugal 2 máquinas e respectivas composições de linha estreita e monta totalmente de novo uma linha que liga a estação de Rheinfelden á dita fabrica. aproveitando turística e comercialmente o que os portugueses não quiseram....estes, preferem TGV"s que não podem pagar...
ResponderEliminarRui escreveu:
ResponderEliminar"O meu pai o Apita Abílio ficará sempre ligado à Linha do Sabor, pois foi ele que conduziu o último comboio a passar nesta linha, tal como conduziu o último comboio da Barca D´Alva ao Pocinho."
...imagino o misto de tristeza e saudade que o tiuo Abílio teria ao conduzir estas 2 ultimas viagens por estas linhas que ele conhecia como ninguém...
ResponderEliminarPortugal so penca e en enganar o povo povre, e perde peças que fazem parte da historia. Moncorvo e a cp tambem nao ajudam muinto a coisa mas e assim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarAntónio Cristino :Durante dois anos fiz a viagem entre Felgar e Moncorvo (1968 e 1969).
ResponderEliminarLembro-me de um dia adormecer e só ter acordado em Carviçais.
Lembro-me de um dia a Automotora nunca mais chegar a Felgar e nos terem dito que tinha saído de Carviçais, fomos ao encontro dela, tinha descarrilado já próximo do Felgar.
Lembro-me de um dia ter deixado cair o passe do combóio (nessa altura tirava-se por 3 meses) logo á saída de Moncorvo, saltei com combóio em andamento para o procurar.
Lembro o episódio do descarrilamento da automotora na serra. Belos tempos.Havia tanta mocidade do Felgar, nesses comboios. Quem começa um forum de reunião de toda essa gente ? De Felgar , Carviçais, lagoaça, Fornos, freixo, Larinho, até do Souto da velha eram mais que muitos...
ResponderEliminarAinda me lembro do apito do comboio,que saudades desse tempo.Mas infelismente o nosso pais e os nossos governantes so pensam neles e nao nas pessoas.convivi de perto com todos os maquinistas da linha do sabor e pessoal da estacao de moncorvo.
ResponderEliminarBoa noite. Boas recordaçôes desses senhores motoristas, que deixavam os garatos brincar à passagem do comboio ou da automotora, para deixar um prego sob as rodas do comboio para ficarem laminas como uma navalhinha. Outras vezes, para brincar com eles, passava-mos àgua com sabâo, para o comboio patinar durante dois ou três metros, para a alegria deles e o contentamento da garatada. Saudades... José Almendra
ResponderEliminar