O título e o subtítulo desta colectânea apontam para o conteúdo dos contos que a constituem. Com efeito, privilegiou-se a ruralidade sobre a urbanidade, diga ela respeito à geografia física ou humana da região de Trás-os-Montes nos tempos em que imperavam a pobreza e a exploração.
Pretende-se, com as efabulações que se esperam verosímeis, preservar, através da escrita criativa, uma identidade ameaçada e a desmoronar-se irreversivelmente. Protagonizam-nas gentes humildes, social e economicamente desfavorecidas, mas ricas em força de carácter, arreigamento às versas onde nasceram, espírito solidário, teimosia na manutenção de costumes e tradições, traços idiossincráticos coroados com a atávica e proverbial hospitalidade do – Entre Quem É, em que ninguém lhes leva a palma.
MARIA HERCÍLIA AGAREZ de Campos Marques nasceu em Vila Real em 1944.
É professora aposentada do ensino secundário.
É autora dos livros A Brincar que o Digas (crónicas) 2001, Miguel Torga: a Força das Raízes (ensaio) 2007, Histórias que o Povo Tece - Contos do Marão (2011) e co-autora da Antologia de A.M. Pires Cabral Aqui e Agora Assumir o Nordeste (2011). Está representada em várias publicações dos Serviços Municipais de Cultura de Vila Real – Revista Tellus , Histórias Tiradas da Gaveta, Pequeno Cancioneiro de Natal, Vila Real Histórias ao Café.
Tem artigos publicados em inúmeras revistas culturais.
Está representada em A Terra de Duas Línguas – Antologia de Autores Trasmontanos, 2011 e Uma Longa Viagem com Torga, de João Céu e Silva, 2007 (entrevista).
Está representada com o título A Tia Ana Mocha e o Euro, A Terra de Duas Línguas II - Antologia de Autores Transmontanos - coordenada por Ernesto RODRIGUES e Amadeu FERREIRA, editor: Lema d’Origem Editora, Porto, 2013, p. 245-250.
É estudiosa dos escritores Camilo Castelo Branco, João de Araújo Correia, Miguel Torga e Luísa Dacosta.
Foi, de 1999 a 2011, colaboradora permanente do Jornal Notícias de Vila Real.
É membro da direcção da Tertúlia João de Araújo Correia (Régua) e da Academia de Letras de Trás-os-Montes (Bragança).
É sócia da Associação Portuguesa de Escritores.
Acrescentaria que a foto de capa é de outro autor e fotógrafo transmontano (Paulo Patoleia)
ResponderEliminar