11.09.1834 – Demitido o secretário da câmara de Moncorvo, o liberal
João Carlos Ferreira, sendo substituído pelo miguelista
Francisco Justiniano Navarro de Andrade.
|
Macedo de Cavaleiros |
11.09.1892 – Do nº 47 do semanário O Moncorvense publicado neste dia, extractamos o seguinte comentário referente ao processo instaurado em
Macedo de Cavaleiros ao líder regenerador Pereira Charula, por abuso de confiança na administração dos bens da viscondessa de Macedo: -
A pronúncia deste cavalheiro foi anunciada pelo delegado Sebastião Sampaio na taberna da Manuelona, meses antes da instauração do processo; e o Pereirinha Dinamite, no Correio do Norte e o cigano do Mendonça no Nordeste, encarregaram-se de a publicitar urbi et orbi antes de produzida na bolbosa mioleira do feitor Bruto – Sucio. Devemos referir que as pessoas em causa eram eminentes vultos do partido progressista local.
Neste mesmo jornal se escreve que “ a romaria de Santo Apolinário que se festeja em Urros desde tempos imemoriais no último domingo de Agosto”.
António Júlio Andrade
"Pereira Charula, por abuso de confiança na administração dos bens da viscondessa de Macedo"-
ResponderEliminarTecnica dos velhos feitores quando os dótores passeavam na praça e o graveto sobrava.Todos mamavam da mesma gamela com horário diferente.Havia feitores que tinham carro primeiro que o patrão que nem sabia conduzir e ía da comboio para o Porto,praias e casino da Póvoa.
Leitor