domingo, 1 de setembro de 2013

República e Incursões Monárquicas – Um Padre Guerrilheiro de Barroso (autores: António Chaves, Barroso da Fonte, Bento da Cruz e José Baptista; edição: Âncora Editora)






















António Chaves
Nasceu em Negrões, concelho de Montalegre, em 1943. Licenciou-se em Economia, em Lisboa, pelo ISEG e obteve o grau de Mestre em Economia Europeia pela ULB, Bruxelas. Foi bolseiro doGoverno Belga, do Instituto para a Alta Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian para a especialização em Economia Europeia; professor do Ensino Superior e colaborador de grandes empresas de consultoria. Correspondente da RTP em Bruxelas e do semanário O Jornal. Escreveu monografias e argumentos para cinema como Um Natal em Barroso.
O livro A Última Estação do Império é o seu mais recente trabalho.

Barroso da Fonte (João)
Nasceu em Codeçoso, concelho de Montalegre, em 1939. Frequentou o Seminário de Vila Real; licenciou-se em Filosofia e é Mestre em Cultura Portuguesa. É autor de sete livros de poesia e de mais de três dezenas em prosa, entre os quais: Usos e Costumes de Barroso, Dicionário dos mais Ilustres Transmontanos e Alto Durienses e Afonso Henriques – um Rei polémico.
Foi Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães e director do Paço dos Duques de Bragança. Dirigiu o semanário O Comércio de Guimarães, e A Voz de Guimarães, de que foi fundador. É director do jornal Poetas e Trovadores há cerca de 15 anos. Colaborador assíduo de várias publicações regionais e nacionais, ao longo de 60 anos de jornalismo.
Bento da Cruz
Nasceu em Peireses, concelho de Montalegre, em 22 de Fevereiro de 1925. Frequentou a Escola Claustral de Singeverga e prosseguiu os estudos,licenciando-se em Medicina na Universidade de
Coimbra. Regressou a Montalegre, onde exerceu clínica geral e estomatologia.
Foi deputado à Assembleia da República. É o patrono da Escola Secundária Dr. Bento da Cruz, em Montalegre.Publicou cerca de duas dezenas de obras literárias, com destaque para Planalto de Gostofrio, O Lobo Guerrilheiro, A Loba e A Fárria, elogiadas pela crítica e distinguidas com prémios literários nacionais e internacionais de referência, nomeadamente, Prémio Literário Diário de Notícias e Prémio Eixo Atlântico de Narrativa Galega e Portuguesa.
Fundou em 1974 o jornal Correio do Planalto, de que é director.
José Dias Baptista
Nasceu em Vila da Ponte, concelho de Montalegre, em 24 de Julho de 1941. Frequentou o Seminário de Vila Real e o Curso do Magistério Primário, que complementou mais tarde com a licenciatura.
Pertenceu ao Quadro Técnico Superior como Inspector do Ensino.Investigador da história local de Barroso com trabalhos científicos publicados, nomeadamente, na Revista Aquae Flaviae, de que foi co-fundador.
É autor de várias obras de poesia, de divulgação e de investigação histórica, entre as quais O País Barrosão e Monografia de Montalegre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.