terça-feira, 3 de setembro de 2013

A vitória da Alheira de Mirandela

Alheira de Mirandela só pode ser produzida a partir de agora no concelho de origem, uma ambição antiga dos produtores locais que se concretiza com a atribuição de Indicação Geográfica Protegida (IGP) ao enchido tradicional.
O novo estatuto foi autorizado pela Comissão Europeia e confirmado pelo Governo português no despacho do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Gomes da Silva, publicado a 3 de Julho em Diário da República.
A partir de agora o nome Alheira de Mirandela é de uso exclusivo dos produtores do concelho, como Pedro Caldeira, que vê nesta certificação “uma mais-valia para a economia local” e o resultado de “uma luta pela defesa da região, do produto e do bom nome dos produtores”.
Desde 1996 que este enchido tem protecção de Especialidade Tradicional Garantida (ETG), mas o nome da “Alheira de Mirandela podia ser usado e o produto fabricado em qualquer parte”, como recordou aquele produtor.A IGP limita a produção ao concelho e “vai acabar com as falsificações, em que muitas vezes o produto era apresentado ao consumidor dizendo que era de Mirandela, na realidade não sendo”, afiançou.
Pedro Caldeira é gerente de uma das maiores empresas da Alheira de Mirandela, a Topitéu, criada em 1982 pelo agrupamento de três pequenos produtores.
Este produtor faz chegar a Alheira de Mirandela a 11 países, com as exportações a representarem 20% da facturação anual de “três milhões de euros”, em que se incluem também outros enchidos e 40 postos de trabalho.

Há mais de sete anos que a Associação Comercial e Industrial de Mirandela tinha requerido a IGP agora alcançada.A Lusa tentou contactar, sem sucesso, o presidente daquele organismo, Jorge Morais.
Já para o presidente da Câmara de Mirandela, António Branco, esta certificação “é fundamental para o futuro da alheira”, um dos produtos regionais com maior peso económico no concelho, que movimenta 28 milhões de euros anualmente e emprega 550 pessoas.

Segundo o autarca, actualmente existem, em Mirandela, sete produtores certificados para a confecção da alheira, mas o novo estatuto, acredita, “pode ser o impulso para a união e para outros aderirem”.António Branco assegurou que a IGP “é uma forma de garantir que a Alheira de Mirandela é apenas produzida no concelho e uma forma de proteger a qualidade” do enchido.

7 comentários:

  1. Não vejo onde esteja a VITÓRIA desta medida, a não ser o enriquecer dos "grandes produtores".
    E como fazem os restantes concelhos do Nordeste Transmontano? deixam de produzir ALHEIRAS? o que acontece nos concelhos de:
    Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais ?
    As Alheiras produzidas nestes concelhos serão menos Alheiras?
    Sou de Remondes, Concelho de Mogadour, não acho que as nossas ALHEIRAS sejam inferiores às de Mirandela

    ResponderEliminar
  2. Tem razão o Gonsalo, as outras terras ficam de fora.Genial golpada de Mirandela.
    Azedo

    ResponderEliminar
  3. Agora que nos livramos do mau nome que ALHEIRAS DE MIRANDELA dava à alheira Transmontana é altura de por as coisas claras e lutar pela denominação da ALHEIRA TRANSMONTANA.
    António Campos Silva

    ResponderEliminar
  4. O que pensam os produtores ,gastrónomos e consumidores das alheiras transmontanas de tudo isto?Produzem-se excelentes alheiras em Sambade e com bom mercado.

    ResponderEliminar
  5. As alheiras (industriais) de Mirandela é só pão e gordura. As melhores são as da minha Avó, mas a ASAE acabou com elas e agora só à socapa. Mas as Cozinhas Regionais estão a fazer um bom trabalho e temos a garantia que ainda se fazem boas alheiras Trasmontanas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sou de Coimbra onde não encontro uma alheira como deve ser
      são como bem diz só pão e gordura, sem gosto
      se me indicar uma ou outra Cozinhas Regionais onde possa arranjar uma meia dúzia fico agradecido
      não é para negócio mas só para mim
      cmarquesdosantos@gmail.com
      obrigado

      Eliminar
  6. Claro que se fazem boas alheiras em toda a região transmontanas .. Por exemplo na zona de vinhais são deliciosas.. Nos outros concelhos do distrito de Braganca são igualmente saborosas. O que é preciso é que sejam feitas com as técnicas das nossas avós e nao andem com aldrabices.. Onde já se viu, alheiras de bacalhau, cogumelos , e outras porcarias mais. Alheira é de pão, azeite, alho, pimento , carne de porco, galinha ou pato.. Façam nas assim.. E verão que isso é que é a verdadeira alheira.. AlHEIRA TRANSMONTANA ...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.