sábado, 1 de novembro de 2014

Nordeste Transmontano - EFEMÉRIDES (01/11)

Mofreita
01.11.1521 – Carta do rei D. Manuel I ordenando que haja fabricantes de armas em Torre de Moncorvo.
01.11.1531 – Estabelecido um contrato entre a câmara de Torre de Moncorvo e o couraceiro Afonso Pires, o qual se comprometia a ter uma loja aberta e abastecida de couraças e engenhos de limpar armas, pagando-lhe a câmara 8000 réis / ano.
 01.11.1793 – Fundação do Recolhimento de mulheres da Mofreita, Vinhais que viria a tornar-se um dos mais importantes centros da reacção Miguelista e do Cisma dos Mónicos no decurso das lutas liberais.
01.11.1861 – Início da construção da “nova linha electro-telegráfica” entre Mirandela e Torre de Moncorvo, obra dirigida pelo capitão de engenharia Honório Lopes Santana.
01.11.1891 – Saiu o nº 2 de “O Moncorvense”. Respigamos as principais notícias:
- Revolta popular em Macedo de Cavaleiros, com incêndio aos papéis da câmara e das finanças.
- Julgamento em Mirandela que ganha contornos políticos gerando-se apartes entre o Delegado (Camilo Pessanha), o juiz (Abílio de Sá) e o administrador (António Pavão), com um incêndio em Golfeiras que fez interromper o julgamento.
- Em Vimioso passavam já 3 meses que a câmara não pagava aos seus funcionários.
- Em Torre de Moncorvo fazia notícia a resposta dada a um artigo do “Primeiro de Janeiro” onde se criticava a direcção do Colégio de Santo António por mandar os alunos a fazer exame ao liceu de Lamego em vês de os mandar para Bragança. Ainda sobre Bragança, veja-se este naco de prosa do mesmo jornal:
Abade Tavares
- Bragança – Nos últimos tempos tenho-a seguido atentamente na sua nova situação de feudo político da família Pessanha. Vi-a passar do favor efémero do ministro Emígdio Navarro para o protectorado do conselheiro Eduardo Coelho, prometedor aos brigantinos de grandes benefícios materiais e de maiores benesses pessoais. Viste, amigo, como este homem repudiado pelos seus conterrâneos flavienses, chegou ao apogeu da influência e do mando no distrito de Bragança… S. Simplício.
01.11.1904 – Eleições municipais em T. Moncorvo. Na mesa de Carviçais, onde votavam ainda os povos do Felgar, Souto da Velha, Mós e Felgueiras, o local de voto era a igreja matriz. O padre (o progressista Abade Tavares) não deu a chave ao presidente da mesa, que era regenerador. Este promoveu a constituição da mesa e a votação em uma casa particular. Os progressistas fizeram outro tanto, em outra casa. Eleições anuladas, naturalmente., coisa normalíssima na época.

António Júlio Andrade

2 comentários:

  1. Mofreita:

    Padroeiro: São Vicente;
    População: 40 habitantes;
    Eleitores: 75;
    Área: 1240 ha.;
    Actividades Económicas: Agricultura (castanha, centeio, batata), pecuária (4 explorações de gado bovino de raça mirandesa);
    Gastronomia: Fumeiro regional;
    Artesanato: Tecelagem – Maria Alzira Gomes Fernandes Pires e Maria Amélia Fernandes
    Festas e Romarias: Festa de S. Vicente (dia do padroeiro: 22 de Janeiro), Festa de S. Vicente (Festa de Verão: Domingo a seguir ao Corpo de Deus);
    Locais de Interesse Turístico: Parque Natural: inserida no Parque Natural de Montesinho, Serra do Vilar, serra da Coroa, miradouro do Alto do Facho;
    Fauna: Coelho, perdiz, lebre, corço, javali, raposa e lobo;
    Flora: Castanheiro, carvalho, urze, giesta, carqueja, azinheira, carrasco, ameeiro, choupo, nogueira, freixo;
    Cursos de Água: Rio Tuela, ribeira da Ferradosa.
    HERÁLDICA

    Brasão: escudo de verde, dois carvalhos arrancados de ouro, landados do campo, encimando um monte de quatro cômoros de prata, firmado nos flancose nascente de um pé de quatro coticas ondadas de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «MOFREITA».
    Bandeira: branca. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
    Selo: nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Mofreita – Vinhais».
    Aprovado em sessão da Junta de Freguesia de Mofreita em 26 de Abril de 2000.
    Aprovado em sessão da Assembleia de Freguesia de Mofreita em 9 de Janeiro de 2000.
    Parecer emitido pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, nos termos da Lei nº 53/91, de 07 de Agosto. Lisboa 11 de Abril de 2001.
    REDE VIÁRIA E TRANSPORTES:
    A freguesia é servida, em termos viários, pela Estrada Nacional 308, que liga a Bragança, e pela Estrada Municipal que liga a Vinhais, e pelo caminho municipal asfaltado que liga a Moimenta.
    Em termos de Transportes, esta freguesia conta com autocarro diário para Bragança, autocarro para Vinhais às Quartas-Feiras e dias de feira da sede do concelho.

    A HISTÓRIA
    Mofreita é uma freguesia pertencente ao concelho de Vinhais, distrito de Bragança.
    Fica situada no cimo do vale da ribeira da Ferradosa, muito próxima de Espanha, e insere-se no Parque Natural do Montesinho, detendo, por esse facto, uma fauna e flora muito rica e variada.
    Tem por vizinhas as localidades de Moimenta (14 Kms), Fresulfe (4 Kms), Dine (3 Kms) e Zeire (2 Kms).
    Em termos históricos, é justo realçar-se uma figura de grande importância, do séc. XVIII, o bispo de Bragança, D. António Luís, abade de Mofreita.
    Foi ele que fundou o Recolhimento das Oblatas do Menino Jesus, em 1 de Janeiro de 1793, tendo como primeira madre superiora, Maria de Jesus Manuela.
    Sobre a história e a vida de Mofreita muita informação há a considerar:

    1 - “Das memórias arqueológicas do distrito de Bragança, do abade de Baçal”:
    Vol. II – Prisão das Superioras do Recolhimento das Oblatas do Menino Jesus, pela Inquisição – Fundação e Inauguração do Recolhimento das Oblatas em 1-1-1793.
    Vol. III – Inquirições de D. Afonso III e Doações de D. Afonso III.
    Vol. IX – Castelo e Bens Eclesiásticos.
    Vol. XI – Barulho com os Galegos de Hermisende.

    2 – Do Folclore do Concelho de Vinhais, do Padre Firmino Martins – As Histórias de Mofreita.

    3 – Escritura de Obrigação que faz o Cabo de Polícia e mais povo, do lugar de Mofreita, julgado de Vinhais, para os guisamentos da Igreja e manutenção do Pároco que lhe for mandado (Esta escritura desanexa Mofreita da Freguesia de Fresulfe – 21-6-1842).

    4 – As Oblatas do Menino Jesus de A. L. Pinto da Costa (obra ainda não publicada) – relata a história da fundação dos conventos das Oblatas, em Mofreita, Bragança, Fornos de Ledra e Lisboa.”
    http://www.patrimonio-turismo.com/juntas/zoom.php?identifx=1493

    ResponderEliminar
  2. Teresa Sarmento: Muito interessante

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.