domingo, 31 de agosto de 2014

Vamos pelo Douro de água na boca seguindo a Rota das Tascas



Temos mais uma saborosa desculpa para nos perdermos por cenários durienses. Chama-se Rota das Tascas do Douro e é uma iniciativa dinamizada por empresários da região com o apoio de diversas entidades locais.
A rota foi apresentada pela HTDouro – Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro e, “nesta fase inicial”, informam, “inclui 17 estabelecimentos de restauração da região”, tendo como “principal objectivo” a “promoção da restauração e da gastronomia tradicional através da divulgação da diversificada oferta de produtos típicos”.
No mapa desta Rota das Tascas, garantem, só se encontram “lugares de memória onde se respira autenticidade e onde cada cliente é um amigo”.
Para começar, o projecto arrancou com a participação de empresários dos concelhos de Lamego, Peso da Régua e Tarouca, mas, garante a HTDouro, pretende-se estender a rota, em breve, aos restantes 18 concelhos do Douro.
Para abrir o apetite, podemos passear atrás da bôla de Lamego, dos presuntos e fumeiros, do pica-pau, pataniscas de presunto ou bacalhau, do fígado de cebolada e enguias em escabeche, arroz de salpicão, dos nacos de porco e rojões e, claro, entre muitas outras especialidades, a francesinha. Tudo acompanhado por belos vinhos.
É escolher os seus petiscos e procurá-los num mapa que inclui casas como a Presunteca – Casa do Presunto; a Taberna do Porfírio e a Tasquinha do Matias; as adegas Lopes Ribeiro e Matos; os cafés O Branco e O Pipo; as casas Filipe, Nuno, Rodrigues e do Castelo; e ainda a Cort’elheiro, Palatos D’Ouro, Tasca da Quinta, TaskaZita ou Tasquinha 21 e Churrasqueira Bastos.  

Fonte: http://fugas.publico.pt/Noticias/338512_vamos-pelo-douro-de-agua-na-boca-seguindo-a-rota-das-tascas

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.