Estudos produzidos na década de 50 expostos pela primeira
vez
Centro de Artes Nadir Afonso apresenta «Sequenzas»
«Nadir Afonso – Sequenzas» é o nome da exposição inédita que
compila cerca de 300 estudos nascidos das mãos do artista flaviense. Com
curadoria de Maria de Fátima Lambert, «Sequenzas» é uma mostra da criação
artística de Nadir Afonso, produzida entre finais de 1940 e princípios de 1960.
Trata-se de um conjunto de, aproximadamente, 300 estudos de
carácter abstracto geométrico, compreendendo ainda a apresentação de uma ou
outra tela, onde facilmente se observa a evolução face aos estudos iniciais. A
curadora reuniu os estudos referentes a três períodos criativos do artista: o
Espacillimité, que se relaciona com os trabalhos mais emblemáticos do pintor e
que têm o mérito de conjugar o espaço e o movimento; o Barroco, expressado
através de formas abertas, espiraladas e dinâmicas; e o período Egípcio, em que
a linha curva convive com a recta, numa evocação clara a esta civilização.
Muitos dos esquissos foram concebidos longe do ateliê, com
recurso aos meios que Nadir Afonso encontrava. Servia-lhe o verso das folhas de
desenhos académicos realizados na Escola Superior de Belas-Artes no Porto,
papéis de cálculos, cartolinas, papel vegetal ou até mesmo recibos. Nesses
suportes, Nadir Afonso foi desenhando, com grafite ou a aguarela, motivos
rectilíneos, circulares, quadrangulares, explorando as virtuosidades da
composição geométrica.
A observação dos esboços do mestre permite aos visitantes
ter uma noção mais apurada daquilo que é o exercício de criação, das horas
gastas na procura da essência matemática das obras e da exigência do artista.
“Nadir Afonso – Sequenzas” vai ficar patente até 19 de
Outubro de 2014, sendo a entrada gratuita. A exposição pode ser visitada de
terça a sábado, entre as 9h e as 12h30 e no período da tarde, das 14h às 18h.
Centro de Artes Nadir Afonso: a geometria do berço.
Inaugurado em Julho de 2013, o Centro de Artes Nadir Afonso
perpetua a ligação de um dos maiores expoentes da pintura contemporânea
portuguesa ao concelho de Boticas, de onde era originária a sua progenitora.
O projecto do Centro de Artes Nadir Afonso foi distinguido
no Internacional Architecture Awards 2009, tendo sido elogiada “a arquitectura
aberta como uma plataforma para as pessoas, com um grande sentido de lugar e
uma profunda sensibilidade nos materiais utilizados”. No ano seguinte, recebeu
o Green Good Design Award atribuído pelo “The Chicago Athenaeum: Museum of
Architecture and Design” e pelo “The European Centre for Architecture Art
Design and Urban Studies”.
da autoria da arquitecta norte-americana Louise Braverman e
com a colaboração de Paulo Pereira Almeida e do próprio filho de Nadir, Artur
Afonso, o equipamento é uma homenagem ao pintor flaviense, falecido em Dezembro
do último ano.
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