segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Nova colecção de selos integra Catedrais da Diocese de Bragança-Miranda

D. José Cordeiro manifesta “alegria” por ver património da diocese a integrar a colecção filatélica e sublinha tratar-se de “uma oportunidade para divulgar o bom e belo património”, realçando que “a diocese de Bragança-Miranda tem uma história com muitas vicissitudes”. Desde 1545 até hoje, teve “três catedrais”.
“Há muitos tesouros escondidos nesta diocese e que pouco a pouco se vão revelando”, nota o bispo, adiantando que, em relação à Catedral de Bragança, é intenção da diocese “dar-lhe um outro rosto de arte, de cultura, torná-la mais bela, para que seja também lugar de peregrinação e lugar de turismo”.
D. José Cordeiro explica que “a palavra 'catedral' vem de cátedra – o lugar que dá nome à igreja - e onde o bispo exerce a sua missão de ensinar segundo o Evangelho de Jesus Cristo”.
“Não é que seja mais ou menos que as outras. É simbolicamente o lugar da comunhão, da unidade. É como que a Igreja mãe que reúne em seu torno todos os lugares, todas as pequenas igrejas, para nos sentirmos uma só e mesma Igreja”, realça o prelado.
A emissão filatélica “Rota das Catedrais” entra em circulação esta segunda-feira.
É intenção da diocese de Bragança-Miranda avançar com outras rotas, integrando a Basílica de Outeiro, as igrejas de Moncorvo, de Freixo de Espada à Cinta, Algosinho, tantos “belos e significativos monumentos que são expressão da fé do povo do Alto Trás-os-Montes”, avança D. José Cordeiro.

Fonte : http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=159081

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.