sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Visitas guiadas à Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa


Visitas guiadas à Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa


A Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Coa recebe este fim de semana, dias 1 e 2 de setembro, as "Visitas ao Patrimonónio Monumental de Fronteira". Estas visitas marcam o regresso das visitas guidas que a DRCN promoveu durante este verão na região do Leste Transmontano.
A Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa
A igreja matriz de Vila Nova de Foz Côa, localizada no Largo do Município, foi construída no séc. XVI, embora com profunda remodelação posterior. A fachada principal, quinhentista, ostenta um belo pórtico ?manuelino?, que é praticamente o que resta deste estilo arquitectónico, além das arcadas longitudinais existentes no interior. O portal é definido por duas pilastras com remates piramidais cogulhados, ao gosto do gótico final, ligadas superiormente por um entablamento. O conjunto, bastante ornamentado, enquadra um arco com cinco arquivoltas decoradas com rosetas, vieiras, cordas. O arco é encimado por uma imagem de Nossa Senhora da Piedade ou do Pranto (padroeira da igreja), esculpida em pedra de Ançã, ladeada por dois escudos reais e duas esferas armilares. No topo do conjunto abre-se um óculo com rosácea, emoldurado por uma espécie de festão em relevo.
O campanário, com três ventanas sineiras viradas para a fachada e outras em redor, acusa alguma influência castelhana. Entre os arcos sineiros podem ver-se quatro figuras de gosto renascença, em alto-relevo, saindo das molduras.
O interior da igreja apresenta três naves com quatro tramos divididos por quatro arcos torais que assentam em colunas desniveladas e inclinadas devido ao terramoto de 1755, que aqui causou estragos significativos. Este terá sido o principal motivo de remodelação da igreja, no período pombalino, traduzindo-se nos panos laterais e cabeceira de paredes rebocadas e pintadas a branco, com janelões e portas de verga recta, com sóbria decoração do barroco final.
O forro da igreja é de madeira, sendo pintado com motivos arquitecturais fingidos e outros elementos religiosos e decorativos ao gosto rococó, com destaque para um grande escudo real, no centro da composição. O tecto da capela-mor é igualmente preenchido por pinturas inseridas em caixotões.
Os altares são de talha dourada barroca, sendo de destacar o do retábulo do altar-mor, em que se insere uma Pietá do séc. XVII. No topo da nave do lado da Epístola, num retábulo rococó, encontra-se uma preciosa escultura da Senhora do Rosário do séc. XVI.
Ainda no campo da pintura, é de realçar a existência de um valioso conjunto de nove painéis que teriam feito parte de um retábulo maneirista (da 2ª. metade do século XVI), cuja autoria é atribuída ao pintor lamecense António Leitão. Destes painéis, alusivos à Paixão de Cristo, salienta-se o tríptico colocado na capela-mor, do lado do Evangelho, junto à porta da sacristia Cristo (Jesus a caminho do calvário, Jesus na Cruz e a descida da Cruz), bem como a Flagelação e Deposição no túmulo, do lado da Epístola.
O rico espólio da igreja foi saqueado durante as invasões francesas (1810). No largo do Município, ao lado da igreja, localiza-se um belo pelourinho também de estilo manuelino.

As visitas têm a duração de uma hora e um custo de 2 euros por pessoa.

Os interessados terão de marcar previamente através dos contactos disponibilizados para o efeito, indicando um nome, contacto e número de acompanhantes. As pessoas devem estar 15 minutos no local antes da hora marcada.
Marcações:
Telefone: 22 619 78 96 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS 22 619 78 96 end_of_the_skype_highlighting (das 9 às 13 horas dos dias úteis)

1 comentário:

  1. Sem hora marcada.Não encontrei nem no texto publicado nem na página da DRCN.
    Podem -me informar?Gosto muito da Igreja de Foz Côa.
    N.P.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.