segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Vale da Vilariça - Produtos de qualidade

VER:
http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2010/12/torre-de-moncorvo-vilarica.htmlVIL
http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2012/04/baixo-sabor-vilarica.html
http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/03/liamba-na-vilarica.html

1 comentário:

  1. Tomate Coração de Boi
    Nome Científico: Lycopersicum esculentum Mill.

    Nome Comum: Tomate, Tomate Coração de Boi.

    Nomes Populares: Tomate.

    Família: Solanaceae.





    Origem/História: O tomateiro é originário da América do Sul. Alguns botânicos atribuem a origem do cultivo e consumo do tomate como alimento, à civilização Inca do antigo Peru, por ainda persistir naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas apenas ali conhecidas. No entanto a sua domesticação terá ocorrido no México onde foi largamente cultivado pelos Astecas.
    Foi a partir do México que o tomate foi introduzido na Europa em meados do séc. XVI. As primeiras espécies de tomates foram baptizadas de pomodoro pelos italianos pois eram amarelas, parecendo "maçãs douradas". Os primeiros registros da espécie vermelha deste fruto na Europa tem como data o ano de 1554. A cultura foi rapidamente adoptada em Espanha e Itália, enquanto no resto da Europa, as primeiras plantas eram consideradas venenosas e eram utilizadas apenas como ornamentais. Nas primeiras décadas do séc. XX. O tomate sofreu uma grande expansão mundial, resultado do desenvolvimento da indústria transformadora e de processamento.

    Descrição: O Tomate é uma planta herbácea, de porte arbustivo, perene mas é cultivada como anual. Possui um sistema radicular aprumado e relativamente profundante. O seu porte pode variar entre erecto e semipostrado, atingindo alturas entre os 0,5 a 2 m. As folhas de tomateiro são alternas, compostas, imparipinuladas, com 7 a 9 folíolos pubescentes.
    O tomate cereja possui folhas mais pequenas. As inflorescências de tomates são cimeiras bíparas que se diferenciam no meristema apical do caule, assumindo no entanto, uma posição lateral entre as folhas e o caule. As inflorescências possuem entre 5 a 12 flores, sendo estas completas, hermafroditas e de corola amarela. O fruto do tomateiro é uma baga plurilocular com forma, cor e peso variáveis consoante as cultivares. A forma do fruto do tomateiro pode ser redonda, alongada, piriforme ou outra. A cor do tomate, quando o fruto está maduro, pode ser amarela, rosada, laranja ou vermelha.

    Sementeira: Semear as sementes de tomateiro no local definitivo entre Abril e Maio ou em estufa ou estufim entre Janeiro e Março. A temperatura óptima do solo ou do substrato para a germinação situa-se entre os 18-30 Cº.

    Crescimento: Rápido/Médio.

    Transplantação: As plantas de tomateiro devem ser transplantadas com uma altura de cerca de 12-15 cm e com cerca de 4 folhas verdadeiras expandidas. As plantações devem ser efectuadas entre Março e Junho.

    Luz: O tomate é uma cultura muito exigente em quantidade de luz.
    http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?products_id=133

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.