Situa-se no Alto Douro e está integrado na Região Demarcada do Douro, pertence ao denominado Douro Superior. O rio Douro avança em território nacional, desde a Barca d'Alva, em linha mais ou menos rectilínea, até que faz uma curva pronunciada para a direita no momento em que recebe as águas do rio Côa. É em frente, no contexto dessa curva em que desagua o rio Côa, o célebre "rio sagrado", que se localiza o Peredo.
A aldeia de Peredo dos Castelhanos situa-se no extremo Oriente do concelho de Torre de Moncorvo. É banhada a sul e a poente pelo Rio Douro , em posição frontal para a cidade de Vila Nova de Foz Côa. Os seus terrenos distribuem-se pelo planalto onde se situa a aldeia e pelas encostas ou ladeiras e vales apertados dessa Ribeira e do Rio Douro. O solo é xistoso, de relevo acidentado com muitos penhascos em muitas partes da encosta do rio e da ribeira, e planáltico nos campos que rodeiam a povoação. A partir das inquirições de 1258, esta aldeia começa a ser referida em vários documentos antigos. No século XIV, os seus habitantes são obrigados a trabalhar na construção do muro do Castelo de Moncorvo. Em 1370, perante as queixas dos moradores de estarem a ser diminuídos e despovoados com a criação do concelho de Vila Flor, D. Fernando enquadra Urros e Peredo no concelho de Moncorvo, cortando com a ligação anterior a Freixo de Espada à Cinta. Sem se saber bem os motivos, consta-se que os habitantes terão abandonado o local, para depois voltar a ser habitado, em 1530, por oito famílias espanholas. A origem do topónimo Peredo viria do latim que significaria um conjunto ou pomar de pereiras, o que significa que estas plantas eram muito comuns no Peredo. Da tradicional capela da Sr.ª da Glória pode-se avistar as altas e abundantes montanhas e vales em redor, pelas encostas íngremes, pelo Ribeiro do Gavião ou pelo Douro que passa lá bem no fundo.
Situa-se no Alto Douro e está integrado na Região Demarcada do Douro, pertence ao denominado Douro Superior. O rio Douro avança em território nacional, desde a Barca d'Alva, em linha mais ou menos rectilínea, até que faz uma curva pronunciada para a direita no momento em que recebe as águas do rio Côa.
ResponderEliminarÉ em frente, no contexto dessa curva em que desagua o rio Côa, o célebre "rio sagrado", que se localiza o Peredo.
A aldeia de Peredo dos Castelhanos situa-se no extremo Oriente do concelho de Torre de Moncorvo. É banhada a sul e a poente pelo Rio Douro , em posição frontal para a cidade de Vila Nova de Foz Côa. Os seus terrenos distribuem-se pelo planalto onde se situa a aldeia e pelas encostas ou ladeiras e vales apertados dessa Ribeira e do Rio Douro.
O solo é xistoso, de relevo acidentado com muitos penhascos em muitas partes da encosta do rio e da ribeira, e planáltico nos campos que rodeiam a povoação.
A partir das inquirições de 1258, esta aldeia começa a ser referida em vários documentos antigos. No século XIV, os seus habitantes são obrigados a trabalhar na construção do muro do Castelo de Moncorvo.
Em 1370, perante as queixas dos moradores de estarem a ser diminuídos e despovoados com a criação do concelho de Vila Flor, D. Fernando enquadra Urros e Peredo no concelho de Moncorvo, cortando com a ligação anterior a Freixo de Espada à Cinta.
Sem se saber bem os motivos, consta-se que os habitantes terão abandonado o local, para depois voltar a ser habitado, em 1530, por oito famílias espanholas. A origem do topónimo Peredo viria do latim que significaria um conjunto ou pomar de pereiras, o que significa que estas plantas eram muito comuns no Peredo.
Da tradicional capela da Sr.ª da Glória pode-se avistar as altas e abundantes montanhas e vales em redor, pelas encostas íngremes, pelo Ribeiro do Gavião ou pelo Douro que passa lá bem no fundo.
--------------------------------------------------------------------------------
Distância a Torre de Moncorvo
25 km
Festas e Romarias
N. Sra. da Glória (15 de Agosto)
.http://www.torredemoncorvo.pt/peredo