quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ESTEVAIS DA VILARIÇA - Serão no meio do Povo 11/08/2012)



Nota: Para abrir a página(ampliar as fotos), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação.

Fotografias enviadas pelo Paulo da Tropicália Filmes.


























Ver:http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2012/08/estevais-ha-festa-na-aldeia.html

2 comentários:

  1. ADEGANHA A freguesia de Adeganha é composta por mais 4 anexas : Estevais da Vilariça e Póvoa na parte montanhosa, Nozelos e Junqueira na zona do Vale da Vilariça. Fica a 18 km da Vila, na margem direita do rio Sabor e fazendo fronteira com Alfândega da Fé. A própria palavra de Adeganha quer dizer "Terras do antigo reino de Portugal tornadas aos montes ou campos vizinhos para formar o terreno municipal ". No século XIII a Paróquia era em Junqueira. Em 1201 D. Sancho 1 atribui carta de Foral a Junqueira e em 1225 D. Sancho II refere se lhe também em foral. Mas D. Dinis transfere a para Moncorvo. No seu termo aparecem imensos vestígios arqueológicos, como machados de pedra e de cobre, moedas romanas, restos de cerâmica, mós manuárias. O que nos mostra um povoamento muito antigo, indo dos tempos pré históricos aos castrejos, romanos e outras ocupações que o território português sofreu. O orago de Adeganha é Santiago, o de Junqueira é S. Filipe, o de Estevais é S. Ciríaco.

    ResponderEliminar
  2. A Adeganha é uma curiosa aldeia do Alto Douro, situada no cimo de um enorme morro altaneiro, nos confins da Serra de Bornes, que se ergue a grande altura sobre a vasta extensão do Vale da Vilariça.
    Os vestígios que aí têm sido encontrados são variados e valorosíssimos, demonstrando a existência de povoamentos antigos, indo dos tempos pré-históricos aos castrejos, romanos e outras ocupações que o território português sofreu. É o caso dos machados de pedra e cobre, moedas romanas, restos de muros de vários e desaparecidos castros e lápides epigráficas, restos de cerâmica, mós manuais, sepulturas abertas nas rochas, que foram descobertos no lugar de Estevais e Junqueira.
    Até ao século XVIII, a paróquia estava situada na Junqueira, só mais tarde passou a ser em Adeganha. Em 1201 D. Sancho I atribuiu uma "carta" a Junqueira, e depois, em 1225, D. Sancho II refere-se-lhe também em foral mas, D. Dinis a seguir transfere-a para Moncorvo.
    Em 1258, Adeganha recebeu a carta de foral por D. Afonso III. Adeganha era o nome dado às terras do antigo Reino de Portugal tomadas aos montes e campos vizinhos para formar o termo municipal. Na aldeia explica-se a formação da palavra através de uma história associada às "Três Marias", três figuras femininas esculpidas na pedra frontal da Igreja Matriz. Reza a história que as três irmãs eram pastoras e iam para o Monte do Frei Vivas, monte de zimbros, carrascos, sobreiros e giestas pastar o gado. Os rapazes também iam e entretinham-se a jogar às cartas. Mas, uma das três irmãs ganhava sempre porque fazia batota e as outras duas ficavam cheias de inveja. Então, as outras duas combinaram desforrar-se. Fizeram uma grande fogueira, com muita lenha, e empurraram para a fogueira a irmã batoteira que ficou a arder em grandes chamas. Se tentava sair as outras duas não deixavam e diziam: - Arde e Ganha ! E, assim , ficou a povoação com o nome de Adeganha.
    No extenso Vale da Vilariça, sobressaem as grandes quintas, as hortas viçosas e muitas plantações da fértil Ribeira da Vilariça que se estendem até ao Rio Sabor e mesmo até às margens do Douro. Já cá em cima junto à Adeganha ficam as leiras do centeio e os olivais cobrindo os montes. Em construções de pedras guardam-se as ovelhas e os cereais e as rochas da natureza são aproveitadas para paredes ou para eiras onde se fazem as malhadas. Os terrenos do seu termo são, essencialmente, montanhosos à excepção da zona de Junqueira que abrange ainda o Vale da Vilariça. A povoação da Adeganha, apresenta-se como um dos mais característicos núcleos de arquitectura rural devido à simplicidade do estilo transmontano, à unidade e nobreza dos materiais utilizados, como o granito e a telha vermelha e a infindável desordem no traçado das ruas e dos largos.

    Povoações

    Junqueira

    A localidade de Junqueira, situada nos terrenos férteis do Vale da Vilariça, é uma zona muito produtiva, pois produz toda a espécie de frutos e hortaliças.

    Estevais

    Nesta povoação existiram em tempos umas minas de chumbo e zinco, mas que eram de difícil acesso devido à configuração do solo. Pensa-se que a palavra Estevais vem de "esteva" , mas pode, ainda, significar "rabiça do arado", "planta" ou "campo".

    http://www.torredemoncorvo.pt/adeganha

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.