terça-feira, 17 de março de 2015

IV Encontro Livreiro e Leitor de Trás-os-Montes e Alto Douro

IV Encontro Livreiro e Leitor de Trás-os-Montes e Alto Douro já tem data e local definido: será realizado no dia 22 de Março de 2015, domingo, pelas 15h00, na Livraria Papelaria Dinis, em Valpaços.

 «A escrita, o livro, a leitura: um mundo! Vasto e complexo mundo! Quem encontrarei disponível para me acompanhar num breve olhar sobre ele?
Mundo habitado. O olhar encontra imediatamente os escritores e os leitores. Depois, entre a escrita e o livro, está o editor com o seu trabalho emérito. Entre o livro e a leitura estou eu, o livreiro. O escritor publica a escrita, o editor publica o livro, o livreiro “publica” a leitura
Manuel Medeiros, o Livreiro Velho (da livraria Culsete, Setúbal)
O I Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro realizou-se no dia 24 de Março de 2013, no espaço da livraria Traga-Mundos em Vila Real. Nesta primeira realização, procuramos privilegiar o encontro de livreiros que possuam uma livraria nesta região, para nos conhecermos melhor, partilharmos experiências e expectativas, procurarmos colaborações e parcerias.


Se nem todas puderam marcar presença, algumas livrarias «responderam afirmativamente ao convite para se sentarem à mesma mesa e debaterem preocupações comuns e sinergias possíveis para uma melhor estratégia de afirmação das livrarias ditas “tradicionais”.
Os livreiros deixaram o seu testemunho e algumas preocupações derivadas da própria conjuntura actual, mas do encontro saíram já algumas intenções de conciliação de esforços, nomeadamente ao nível da partilha de novidades editoriais de cada concelho, da cooperação na apresentação de livros de autores na região e da permuta de informação sobre eventos que cada uma realiza na sua região.»
O II Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro aconteceu no dia 2 de Junho de 2013 na Poética - livros, arte e eventos, em Macedo de Cavaleiros.
«No centro do encontro esteve o debate em torno do tema "O futuro das livrarias tradicionais: Que estratégias?", e a continuação do trabalho de reforço das sinergias entre as livrarias com o propósito de dar mais voz mas também de repensar formas alternativas e concertadas de viabilização económica deste sector numa dimensão regional.»
O III Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro aconteceu no dia 23 de Fevereiro de 2014 na Livraria Rosa d’Ouro, em Bragança.
Livreiros, editores, escritores, professores, bibliotecários, jornalistas e, sobretudo, todos LEITORES, partilharam momentos de conversas e afectos, ideias e louvores, poesias e leituras, inquietações e sonhos, em torno da leitura, da escrita, da edição, dos livros, das livrarias, dos livreiros.
Registamos a amabilidade das presenças do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, também como professor, e da Direcção da Academia das Letras de Trás-os-Montes.
De salientar a participação de sete livreiros, de diferentes concelhos: Casimiro Fernandes & Família, da Rosa d’Ouro, e Carlos Prada de Oliveira, da Livraria Benquerença, de Bragança; Virgínia do Carmo, da Poética – livros, arte e eventos, de Macedo de Cavaleiros; António Alberto Alves, da Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisa do Douro, e Alfredo Branco, da Livraria Papelaria Branco, de Vila Real; Ari Oliveira, da Papelaria Dinis, de Valpaços; e Augusto Dias, da Livraria Aguiarense, de Vila Pouca de Aguiar. No final, os sete livreiros ficaram a trabalhar: a alinhavar mais algumas ideias e objectivos para os tempos mais próximos, reforçando uma colaboração em rede.
Os participantes saíram deste encontro motivados e cientes de que estamos no bom caminho. A isso não foi alheia, por certo, uma evidência que todos os participantes haviam, no momento anterior, deixado clara: as livrarias “tradicionais” têm um papel insubstituível na aproximação das comunidades à cultura e aos livros, e também na divulgação e promoção das pequenas editoras e dos seus autores.
Neste sentido, convidamo-lo para estar presente neste IV Encontro Livreiro e Leitor, dia 22 de Março de 2015 (domingo), pelas 15h00, na Livraria Papelaria Dinis, em Valpaços trazendo o seu testemunho como livreiro, editor, autor, professor, bibliotecário, educador, LEITOR, etc.
Na expectativa de um acolhimento positivo e de uma participação empenhada, apresentamos os nossos melhores cumprimentos
Ari Oliveira
Livraria Papelaria Dinis
Valpaços
[com o apoio de António Alberto Alves, da livraria Traga-Mundos, em Vila Real, de Casimiro Fernandes, da Livraria Rosa d’Ouro, em Bragança, e de Virgínia do Carmo, Poética – livros, arte e eventos, em Macedo de Cavaleiros]

Nota: Recordamos que esta iniciativa surge na sequência do Encontro-Livreiro nacional, que acontece uma vez por ano (sempre no último domingo de Março), desde 2010, em Setúbal, na Livraria Culsete [e cujo o debate e a troca de ideias continuam no Isto Não Fica Assim!] Este ano decorrerá no dia 29 de Março de 2015, pelas 15h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.