terça-feira, 17 de março de 2015

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (17/03)

Click na imagem para aumentar
Fotografia do blogue FELGAR,cedida por A.M.Teixeira.
17.03.1919 – Levantado processo contra o pároco da Lousa, José Joaquim Pinto, por se haver manifestado contra a República. Idem contra o professor do Felgar, Francisco Luís Salgado, arguido de ter dado 10 dias de férias aos seus alunos e recomendar-lhes que dessem vivas à Monarquia, em regozijo por esta haver sido restaurada e ainda porque se munira de um mastro pintado de azul e branco e duma bandeira monárquica para sair hasteada pelas ruas da povoação.
António Júlio Andrade

3 comentários:

  1. Tanto menino!Agora, para tirarem uma foto tinham que importar o professor e os meninos.E alguém se lembra de todos estes nomes?Botai lá

    ResponderEliminar
  2. Saem as crianças, entra a 3ª idade !


    Mais que os descrever, apraz-me registar que ainda são viventes uns 5 heroicos resistentes e todos boas pessoas, que merecem serem nomeados, a saber :
    1ª fila: o Cândido Salgado, o Artur Ledesma e o Luis Mouro.
    2ª fila : o Dr. Xavier Pinto.
    4ª fila : o Ti Morgado (A.C.Bento)

    No Felgar ainda não precisamos de importar professor e meninos que, felizmente, ainda os por lá há q.b., pelo menos, para manterem a escola a funcionar.

    Ironia, do destino, do acaso,da sorte... ou dos sinais do tempo, é que esta escola parece que vai fechar para nela construirem um lar da 3ª idade, obra tantas vezes prometida e mais ainda ansiada e que daria pano para mangas contar a novela do almejado lar que está para nascer, mas,já com um enredo tão denso que nem um espaço como o deste blogue chegaria para contar/denunciar tamanha estória.

    Enfim, virando o disco que tristezas não pagam dividas, para frisar que os meninos da foto era tudo malta que bem conheceu o Pe. José Joaquim Pinto, natural de Carviçais e que veio falecer em 1930 ao Felgar, terra que então paroquiava.

    Bom fim de semana.

    Didot

    ResponderEliminar
  3. E basta ler o Diário de Noticias de hoje para ver que as escolas EB1 de Felgar e do Carvalhal vão fechar..

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.