quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Vila Real - Apresentação do livro “Manual de Saudades”

Apresentação do livro “Manual de Saudades” de Xavier Frías Conde
por Marília Miranda Lopes, com a presença do autor
no âmbito do Festival 6 Continentes – O Maior Evento Cultural de Toda a Lusofonia
dia 06 de Dezembro de 2014 (sábado), pelas 21h00
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real
Ainda que nasceu em terras de Salamanca, Xavier Frias partiu ainda em criança da sua cidade natal (tinha apenas 6 anos), foi viver três anos numa vila da província de León e finalmente estabeleceu-se em Madrid, onde ficou até 2008, quando passou a viver numa vila d’A Mancha, onde ainda mora.
Formou-se como mestre (1986), depois continuou com a licenciatura em Filologia Inglesa (1989) e finalmente doutorou-se em Filologia Românica (1995), tudo isso pela Universidade Complutense de Madrid. Profissionalmente trabalhou como mestre durante 12 anos em diversas escolas públicas da região de Madrid e depois começou a trabalhar numa faculdade privada de Ciências da Educação (1999-2010) dependente da UCM. Em 2009 começou a trabalhar na Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED), onde ainda desenvolve o seu trabalho como professor da área de filologia galego-portuguesa. Além disso, trabalhou como professor no Cluny-ISEIT, dependente da Université Catholique de Paris (2002-04) e na Universidade da Boémia Ocidental (2005-07). Desde 2001, a sua vida está vinculada estreitamente á cidade de Praga e à Chéquia. A sua esposa atual é checa e passa longos períodos naquele país.
É membro do Círculo Linguístico de Praga e colabora estreitamente com o Leitorado Catalão da Universidade Carolina de Praga. Combina a docência universitária com a sua paixão, que é a escrita. Ocupa-se de quase uma dúzia de blogues, onde edita poesia, literatura infantil ou microficção, sem esquecer um blogue dedicado á didática do galego. É um dos co-fundadores do Grupo Bilbao (1996) de poetas de expressão galega de Madrid junto com Fermín Bouzas, Vicente Araguas e Manuel Pereira. Co-dirigiu a coleção poética O Roibén (1998-2002), agora renascida (2013) e novamente com Rafael Yáñez, dentro do projeto literário Lastura, do qual é um dos parceiros fundadores. Faz parte do Grupo Poético de Aveiro desde 2014.
Este é o Festival 6 Continentes - O Festival.
Eventos em 6 Continentes num Único Dia do Ano!
O Festival 6 Continentes - O Festival, também conhecido como Festival Internacional da Música Lusófona, será o 1º Festival musical a envolver activamente vários Países e Comunidades de Língua Portuguesa em Simultâneo.
Em todos os locais que integram a 1ª Edição do Festival realizar-se-ão eventos que incluem: Actuações Musicais, Exibições de Filmes, Exposição de Pintura, Escultura ou Fotografia, Dança ou Bailado, Representação em Palco, Gastronomia, Encontros de Poesia, Colóquios, Artesanato, Arte Urbana, Artesanato.
O Festival é um evento com consciência social sendo dada, em cada edição anual, visibilidade a causas sociais escolhidas dentro do universo lusófono.
A periodicidade d'O Festival será anual.


António Alberto Alves

Abra a imagem numa nova janela para poder ampliá-la.
(Clique com o botão direito do rato em cima da imagem que pretende ampliar e depois escolha a opção: "Abrir hiperligação numa nova janela", na mesma surge ainda uma lupa com um + para poder ampliar uma segunda vez)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.