domingo, 29 de junho de 2014

Torre de Moncorvo - Capela de Santo António e solar

Capela

Solar

 Descrição

A capela integra-se ao centro do solar da família do Visconde de Marmeleiro. Esta está separada do resto do edifício por duas pilastras que sobem até à cornija. A porta é de vão recto, sendo ladeada por pilastras que terminam por duas pequenas pirâmides boleadas. Entre estas situa-se o frontão triangular estando inscrito no meio a data da instituição da capela. Por cima do frontão mostra-se o brasão policromo da família e, por cima da cobertura exterior, existe uma pequena sineira sobrepujada por cruz. No interior a nave é simples realçando o altar-mor que é ornamentado com talha. Digna de reparo é a falsa abóbada de berço em caixotões pintada com cenas de temática religiosa e naturezas mortas que alguns autores atribuem a Josefa de Óbidos.

Acessos

Rua Visconde de Vila Maior

Protecção

IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, 1.ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978 (capela)

Grau

5 - registo em pré-inventário com um preenchimento mínimo dos campos… e pressupondo a existência de um registo iconográfico.

Enquadramento

Urbano, flanqueada por habitações de um e dois pisos a S. e O. À frente da capela existe um pequeno largo com a fonte de Santo António que dá desafogo ao conjunto arquitectónico da casa / capela.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial senhorial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1490 - Instituição da capela; séc. 18 - construção; 2000, 08 março - despacho de abertura do processo de ampliação da classificação, integrando o solar e o logradouro murado, do Vice-Presidente do IPPAR; 2009, 23 outubro - o processo de classificação caduca nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, publicado nesta data.

Características Particulares

Acentuada sobriedade exterior.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada ou em cantaria de granito aparente; pilastras, frisos, cornijas, molduras dos vãos, sineira em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Ernesto Jana 1994 / Paula Noé 1996
Fonte: http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=467

1 comentário:

  1. No passeio da rua, ao lado da capela de S. António, existia um cruzeiro, que foi partido pelo ano de 1980. Apesar das muitas chamadas de atenção, continua o cruzeiro sem ser reparado! Coisas de Moncorvo!... J. Andrade

    ResponderEliminar