quarta-feira, 11 de junho de 2014

I Passeio Pedestre da “Rota da Cigadonha” com cerca de 150 participantes

Na manhã do dia 8 de Junho um grupo de cerca de 150 participantes partiu à descoberta da Rota da Cigadonha em Carviçais.
A caminhada teve início junto da antiga escola primária e durante 7 km foram percorridos caminhos bastante antigos e carregados de história. Descida a Calçada do Carvalhal, via de passagem utilizada pelas pessoas na sua rotina diária para os terrenos do carvalhal e Souto, foi atravessada a Ribeira do Carvalhal e o percurso seguiu em direção à Canelha das Lagas. Passou ainda pela Bouça das Almas, local onde houve uma batalha onde se bouçaram muitas almas e de onde se avista a Fraga do Rei, onde este terá pernoitado uma noite. Chegados à Cigadonha, decorreu uma pequena paragem para reforço e uma breve explicação sobre o castro que se avistava. Os mais curiosos puderam ainda subir ao castro para ver os vestígios ainda aí existentes, como restos de muralhas pertencentes a um antigo castelo. O passeio continuou atravessando a ribeira e passando pela Calçada da Cigadonha, sendo esta via antigamente utilizada como caminho de acesso aos terrenos e lameiros aí existentes e para as mulheres irem lavar ao ribeiro. Os caminhantes puderam ver inscrita numa fraga a data desta calçada, 1776. Após 2 horas de caminhada a rota segue para a aldeia passando na Fraga da Lage e Fonte do Prado. No final realizou-se um almoço convívio e a entrega de diplomas a todos os participantes.
Um passeio bastante agradável que passou por lugares emblemáticos da história da aldeia de Carviçais e com paisagens deslumbrantes.
No percurso pedestre participaram também o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Victor Moreira, e o Presidente da Junta de Freguesia de Carviçais, Francisco Braz.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 11 de Junho de 2014
Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.