Mil novecentos e Setenta e Cinco, assim mesmo por
extenso, é a Revolução de Abril a atiçar eufórica o fogo revolucionário numa
aldeia de Trás-os-Montes.
Na raia, à vista das serras e das fragas, entre senhores
feudais, bastardos, criadas, lavadeiras e pastoras, o espírito novo tenta
germinar em terra seca de arrebatamentos. Num lugar onde a autoridade terrena e
espiritual partilham dono — e não é o altíssimo — e os sonhos se enterram mais
depressa do que os homens.
Ao segundo romance, Tiago Patrício volta às paisagens que
bem conhece, as mesmas terras que davam título ao livro com que ganhou o prémio
revelação Agustina Bessa Luís em 2011 (Trás-os-Montes), para nos
oferecer um primoroso estudo de um lugar identificável no espaço mas avesso a
submeter-se ao tempo. A qualquer um: no interior atávico, a mudança é adjectivo
ruim, coisa do diabo. “Há muitos montes à nossa volta, dizem que o Estado Novo
também teve dificuldade em chegar cá e agora somos o último reduto da
servidão”, diz um dos personagens no decurso do Processo Revolucionário (p.
62). É difícil arrancar maus hábitos, resignações.
Remetendo pelo título ao Noventa e Três de
Victor Hugo e, por consequência, à Revolução Francesa, Mil Novecentos e
Setenta e Cinco é menos idealista no seu retrato e mais terreno nos
que retrata. E embora se possam usar os personagens como arquétipos de um mundo
que se basta a si mesmo por não querer (saber?) olhar mais além, o escritor
evita que isso seja da sua lavra. Prefere que seja o leitor a colher.
O que, sim, há neste livro é um domínio invejável do diálogo
como motor essencial da narrativa — fruto do gosto pelo teatro e do trabalho de
Tiago Patrício na dramaturgia —, uma preocupação atenta à caracterização
rigorosa de um microcosmos com linguagem e características próprias — não só no
espaço, também no tempo —, fechado às influências externas: um feudo onde ainda
não chegara a televisão, esse instrumento essencial da democratização — e da
uniformização. Como afirma Fernanda, a estudante que vem do Porto para ver de
perto a revolução a acontecer: “Estou fascinada com a tua aldeia, Horácio. Se a
pudesse descrever com uma frase, acho que diria que é um paraíso desconhecido
até para quem cá mora. Parece que vive aqui um povo isolado do mundo.” (p. 265)
E Horácio não tem outra coisa para responder que um “nós somos de ferro…
Fernanda.”
A aldeia é um microcosmos suspendido durante um ano, como um
limbo histórico, um parêntesis de modernidade na narrativa habitual, onde até a
morte descansa para desgraça do coveiro que acabará dedicado às leituras e às
escritas por ausência de quem enterrar (“Bons tempos, em que as pessoas ficavam
doentes e dali a um par de meses morriam. Agora não, é uma desgraça”). Há nas
suas narrativas, introduzidas quase no fim do livro, contornos de fantasia que
nos remetem para Alexandre Herculano: “Vós, os que não credes em bruxas, nem em
almas penadas, nem em tropelias de Satanás, sentai-vos aqui à lareira, bem
juntos ao pé de mim (…) e não me digam no fim: — ‘não pode ser.’ – Pois, eu sei
cá inventar coisas destas? Se a conto, é porque a li num livro muito velho. E o
autor do livro velho leu-a algures ou ouviu-a contar, que é o mesmo, a algum
jogral nos seus cantares” (Lendas e Narrativas).
É como a revolução: outros continuarão a usá-la como assunto
literário e a contar o que nela foi feito e o que dela se fez com narrativa
empolgante, metáfora boa, personagens de se lhe tirar o chapéu, mas ninguém
contará tão bem como Tiago Patrício a história da revolução nesta aldeia.
http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/ha-revolucao-na-aldeia-1659130
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