é uma forma de homenagem ao ABADE TAVARES, cidadão ilustríssimo que desejava criar um Museu em Torre de Moncorvo e que morreu sem realizar o seu desejo:
"É (o abade Tavares) um dos espíritos ilustrados e esclarecidos da actual geração transmontana, que tem dedicado a sua actividade intelectual ao estudo das antiguidades desta província, tanto na linguística como de tudo o que pode concorrer para conhecimento do seu passado. Sacerdote exemplaríssimo, ao mesmo tempo que exerce a evangélica missão da direcção espiritual dos seus parochianos, vai, com espírito sagaz, observador, colhendo entre eles e nos seus hábitos, usos e costumes, todas as jóias archaicas perdidas, que hão-de um dia servir para formar um thesouro de subido valor para a história desta região..." José Leite de Vasconcelos,"Gazeta de Bragança" de 22 de Outubro de 1899
Abade Tavares - Seminário de Bragança.Foto Lb |
O abade Tavares era meu tio e fico muito satisfeita por ainda hoje ser lembrado
ResponderEliminarUm grande abraço à escritora Teresa Martins Marques
ResponderEliminarJúlia Ribeiro
Artur Salgado:
ResponderEliminarAcabei de chegar da Feira do Livro onde no Stand da Âncora, em conversa com o seu editor ,Dr. Baptista Lopes (com dois PP), como ele, saudável e graciosamente fez questão de se afirmar. Adquiri " A Mulher que venceu Don Juan e Contos no Terreiro ao Luar , respectivamente das escritoras Teresa Marques e Júlio Ribeiro..Se não fossem afazeres para amanhã tinha leitura certa para o " serão".. Comecei pelos Contos ...ambos prometem. Também soube infelizmente que o Dr. Amadeu Ferreira está de convalescença..Para ele as rápidas melhoras e para as escritoras muitas alegrias..
Teresa Martins Marques :
ResponderEliminarMuito obrigada, pela parte que me toca! Gostarei muito de saber a sua opinião quando ler.