quarta-feira, 18 de junho de 2014

Distrito de Bragança - Doentes pagam até 150 euros para regressar a casa

Doentes pagam até 150 euros para regressar a casaOs doentes do distrito de Bragança que se deslocam ao Hospital de Mirandela são muitas vezes obrigados a pagar valores exorbitantes pela deslocação de volta para casa, isto porque a comparticipação para este tipo de deslocações foi cortada, revela o jornal Público.
Alguns habitantes do Nordeste Transmontano veem-se “obrigados a percorrer longas distâncias, que deixaram de ser comparticipadas” para irem até ao Hospital,  mesmo em caso de emergência médica em que são transportados pelo INEM. Depois são deixados “a 30, 60 ou mais km de casa”, sendo que o seu regresso “pode custar 150 euros de táxi” e esta quantia é “uma parte considerável da pensão de reforma da maior parte dos utentes da região”, revelaram ao Público responsáveis da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.
 Mas a situação difícil não se fica por aqui. Segundo os mesmos, os doentes que se deslocam ao serviço de urgência do Hospital de Mirandela, que tem a designação de médico-cirúrgico, mas que por falta de médicos assegura apenas serviços básico, são obrigados a pagar uma taxa moderadora de 18,05 euros, valor que excede o que deveria ser pago uma vez que não corresponde ao serviço de que os doentes usufruem.
 O serviço prestado por este hospital está limitado a um cirurgião, facto que infringe as regras deste setor, que estabelece como obrigatória a presença de dois profissionais de saúde deste âmbito. Este problema implica que caso um doente necessite de anestesia que apenas a possa receber até à meia-noite.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/pais/235043/doentes-pagam-ate-150-euros-para-regressar-a-casa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.