domingo, 17 de fevereiro de 2013

ALFÂNDEGA DA FÉ "Almejado Retorno"

Irá decorrer a apresentação do livro de Poesia "Almejado Retorno", no dia 21 às 18:00, na Biblioteca Municipal da simpática vila de Alfândega da Fé, de onde a autora, Aida Borges, é oriunda.
A autora e a Presidente da Câmara, Drª Berta Nunes, têm o prazer de te convidar para compareceres! Não faltes! 
A tua presença dará mais sabor à Poesia .
A.B.

2 comentários:

  1. Aida Borges - Biografia da autora


    Aida Emília Pereira Borges, 37 anos, natural de Vilarchão, concelho de Alfândega da Fé no distrito de Bragança, a residir em Coimbra desde 1997 por motivos de ordem profissional e pessoal.

    Frequentou o Bacharelato em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Bragança no período de 1993/96.

    Iniciou a sua actividade laboral em Agosto de 1996 no Hospital de Santa Maria em Lisboa, tendo exercido complementarmente no Hospital Fernando Fonseca em Amadora/Sintra. Continuou a sua actividade profissional nos Hospitais da Universidade de Coimbra em Novembro de 1997, actual Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde continua a desenvolver a sua actividade profissional.

    Veio a concluir a Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca em 2004, actual Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

    No período de 2005/2010, concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, ao abrigo do estatuto de trabalhador/estudante, tendo complementado a sua formação com a recente Pós-graduação em Psicologia e Psiquiatria Forense, concluída em Janeiro de 2012.

    Prevê o início de frequência do Curso de Especialização em Psicologia Clínica (Consulta Psicológica/ Psicoterapia/Neuropsicologia), em Setembro de 2012.

    Complementarmente, desenvolve a sua escrita, agora num registo ficcional, desafiando a curiosidade dos leitores com o seu novo projecto “Corpo sem Chão”, em fase de grande avanço para a recta final.
    Saber mais sobre a autora: http://www.facebook.com/aida.borges.52?ref=tn_tnmn

    Saber mais sobre o livro: http://www.facebook.com/AlmejadoRetorno

    ResponderEliminar
  2. História e apresentação de Almejado Retorno


    Estes versos são o resultado de muitos factores e vivências pessoais no decorrer de uma complexa evolução existencial e por isso encerra espaços de auto referência, sendo que desilusões, esperanças e sorrisos são notas dominantes.

    Por um lado, o gosto pela literatura foi factor imperativo para que Almejado Retorno ganhasse corpo. Efectivamente, se não gostarmos e não nos sentirmos motivados para uma dada tarefa ou simplesmente não a fazemos ou, se obrigados a ela, o resultado ficará aquém do espectável.

    Depois, a outra vertente, foi ajustar a experiência pessoal, social, cultural, educativa e profissional a um intrincado e diversificado jogo de palavras, por meio de metáforas. E isso não foi difícil para a autora, pelo contrário, considera-o uma tarefa bastante empolgante e gratificante. Foi também um “esforço de adequação”, sem qualquer tipo de esforço, dos sentimentos à Natureza. Com efeito, a maioria dos poemas de Almejado Retorno encerra metáforas contidas em cenários rurais e urbanos. Estão muito presentes e vivas as cores das flores, a melodia dos pássaros, a calmia dos vales, a sonoridade dos bosques e a escalada das montanhas, assim como brilho do sol e a negrura das trevas; a alegria do céu, a amargura das nuvens e a tristeza da chuva; a fúria do vento e das ondas do mar e a doçura e serenidade de um lago. E claro, as pessoas, sobretudo as pessoas que se foram cruzando com a autora no seu percurso, servindo-lhes de fonte de inspiração. Pois sem as pessoas e os seus sentimentos, as suas emoções, as suas capacidades, as suas competências, os seus valores, as suas ambições e as suas metas, nenhum cenário no planeta faria tanto sentido. Nem o mundo teria tanto sentido para a autora sem Almejado Retorno.

    O berço destes poemas surge em Bragança, por altura da frequência do Curso Superior de Enfermagem, em 1993. Os primeiros poemas de Almejado Retorno foram divulgados num programa da Rádio Brigantia, o Saúde é Vida, um programa da responsabilidade da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Bragança, adaptados ao tema em discussão. O feedback foi positivo, incluindo no que se referia aos poemas em concreto. Talvez por isso a autora optasse por incluí-los em Almejado Retorno, com pequenos ajustamentos, é claro, que também a escrita vai evoluindo com o escritor no decorrer do tempo. Outros desses poemas foram divulgados no Jornal A Voz do Nordeste, nessa mesma época. Dois deles foram, por exemplo, o Canção de Embalar e o Safiras, sendo que estes não sofreram qualquer alteração em Almejado Retorno.

    No ano passado, obra fatal do destino, e isto é no sentido literal e não no figurado, fez com que as palavras se soltassem. A autora sentiu o impulso de dar a conhecer ao mundo a sua revolta, as suas mágoas, as suas competências, as suas aventuras e desventuras, a sua esperança, no fundo, o seu sentir que, ainda que seu, vê certamente como transversal a muitos leitores e à Humanidade em geral.

    Almejado Retorno materializou-se neste contexto em Julho de 2011 pela Worldartfriends/CorposEditora, na pessoa de Ex-Ricardo de Pinho Teixeira, a quem a autora agradece o facto de ter acreditado nesta obra.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.