domingo, 17 de fevereiro de 2013

ANICETO E ALCINA


FOME
Ouvi atentamente os breves depoimentos de Aniceto e Alcina que relembraram as suas vidas de extrema miséria. Tão extrema que nem imaginamos tivesse sido possível. Mas foi real, vivida em vexame  e sentida como afronta, mas nunca verbalizada. Pobres espoliados!
Eu era criança, mas lembro-me do caldo de beldroegas e das papas de berças. Lembro-me também de todas as noites rezar com a minha avó para que Deus nos livrasse da FOME, da PESTE e da GUERRA. Por esta ordem: é que a fome matava mais do que as outras duas pragas juntas. Milhares de crianças não sobreviviam para além do segundo ano de vida, porque a fome era grande.Mais milhares morriam antes de atingirem os sete anos, porque a fome era muito grande. Dias sobrevinham em que nem sequer havia um caldo de urtigas com um pingo de azeite … Eram os dias negros em que, de estômago encolhido, coração apertado e pés descalços e gretados, se ia pedir esmola.
Que humilhação ! Deus estaria, talvez, distraído.
E hoje? Como é hoje?
Temo que a fome volte a instalar-se. Porque o vexame, a humilhação e a espoliação já estão instaladas. E não vivemos numa ditadura. É mesmo suposto vivermos num estado democrático  porque, ao contrário dos nossos avós, que não tiveram Escola, nem Serviço Nacional de Saúde, nem Segurança Social nós, de acordo com a Constituição, temos tudo isso, porque vivemos num regime democrático. 
Como? Que estou eu a dizer?
Onde já se viu que numa democracia o Estado possa, impunemente, espoliar os seus cidadãos? Onde já se viu que numa democracia haja governantes, políticos e banqueiros que,arrogantemente, nos dizem que temos de empobrecer, sair do país, emigrar… enquanto que eles próprios mantêm os seus vencimentos e reformas obscenamente milionárias, as suas benesses e privilégios e até fortunas obscuramente obtidas?
Não quero, não posso acreditar que Deus esteja outra vez distraído.

Leiria, 17 de Fevº de 2013

Júlia Ribeiro


17 comentários:

  1. A Fome versão Estado Novo.Louvo a coragem e humildade com que este casal relata as memórias da sua vida.Há terras que dão dinheiro aos casais que tenham filhos,o Senhor Aniceto com 9 irmãos e a senhora Alcina com 5 comiam sopa de urtigas.Lá diz o banqueiro:aguenta,aguenta...
    Entretanto a europa discute se a carne de vaca é de cavalo .Comovido,saúdo este casal.Sejam felizes!António Mendes

    ResponderEliminar
  2. A fome é negra e mal conselheira diz o ditado.Em tempo de lasanhas alarves e mentirosas, de abraço dado com a avareza internacional dos mixordeiros desta Europa em crise, se a nossa juventude ouvir estes anciãos a dizer que na sua meninice queriam comer uma sopinha e batatas a rodo não havia. mais recordaram tempos de miséria, sem ressentimentos mas autênticos, suas mães surripiarem umas urtigas e acelgas e outras ervas de quintal magro e pobretana para com tão ecológica e desnutrida sopa enganarem vontades e estõmagos vazios!
    Azeite só um olhinho para dar sabor e destemperar tal urticária.
    Por lhes ter ouvido aos velhotes que sapatos nem de amieiro para protegerem pés meninos de pedras e piçarros vai daí o calcanhar gretado fazia de martelinho e com suas gretas hás-de abrir ouriços para comer castanhas perdidas ou furtadas. outras das vezes a prole de oito e nove filhos de pais sem jeira ou apoios sociais lá ganhavam coragem para ir junto da governanta da Casa Grande pedir pão. Recebiam uma côdea que cadorno naqueles anos trinta e quarenta era coisa avantajada. Mas de facto hoje a vida não tem semelhanças com tais tempos das gentes ribeirinhas do Vale do Sabor.. Havendo necessidades que as há e, embora saibamos o quão é alta a taxa de desemprego dos jovens, creio que há condições para com algum método e organização podermos contribuir para que em Trás-os-Montes possa haver bom azeite e que se possam cultivar as muitas hortas que estão abandonadas. Não podemos estar á espera que os outros façam por nós nem precisamos de caridadezinha. Terá que haver vontades organizadas e altruistas e ao mesmo tempo não deixarmos de reconhecer que infelizmente continua a haver muita gente que deixa as amêndoas e as as azeitonas nas suas árvores ou nas dos vizinhos. O rebusco institucional não é vergonha para ninguém! Que o exemplo do casal entrevistado pelo Lelo nos faça pensar e que nos interpele a consciência dos tempos que foram e reparemos como a sua autenticidade enriquece seus testemunhos de vida sem lamúrias nem revoltas intestinas. Que tenham muita saúde e pelos vistos o sangue ainda lhe corre nas veias rurais. Que não precisem de fustigar suas pernas com urtigas bravas para acelerar a circulação sanguínea. Pelos vistos os velhotes ainda estão em condições de cortar urtigas e misturá-las com uns farelos para engordar perú de Natal.. Que vivam muitos e bons natais pela Ferradosa, Picões Parada e outras localidades ribeirinhas.

    ResponderEliminar
  3. Após mais de 38 anos sobre o 25 de Abril, duas
    coisas estão mais que provadas e comprovadas:
    1ª - Os Comunistas não comem criancinhas ao pequeno almoço;
    2ª - Mas estes governantes comem o pequeno almoço às criancinhas!!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo disse...Bem vindo seja Sr. Lelo, o meu neto descobriu que os Farrapos voltaram, Fiquei muito contente.
    A vida dos pobres era assim mesmo, trabalhar toda a vida até que a morte vie-se e no final andar-mos arrastados a pedir de porta em porta. Malditos tempos. Mas olhe que hoje as coisas estão muito más, tenho o filho e a nora desempregados e nem lhe digo a pobreza e a miséria que por aqui vai. Agora vivemos todos com a minha reforminha de pouco mais de 500 euros. Mas não quero lamuriar-me mais. Mando um beijinho à Julinha que eu gostei muito do que ela escreveu e um grande abraço ao Sr.Lelo Brito.

    Maria Augusta

    ResponderEliminar
  5. Despesa Governo estuda corte no subsídio dos desempregados mais velhos
    Um estudo assinado por dois economistas do Governo defende novos cortes no subsídio de desemprego dos mais velhos, seguindo recomendações do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e considerando que a idade do desempregado não deve dar direito aos actuais acréscimos no subsídio.
    O trabalho intitulado ‘Subsídio de Desemprego e Transição para o Emprego’, assinado por dois economistas do Governo, Paulo Júlio e Tiago Ramalho, e publicado pelo gabinete de estudos do Ministério da Economia e o gabinete de planeamento do Ministério das Finanças, defende “uma dissociação entre a idade e o período de concessão” do subsídio de desemprego.

    O Diário de Notícias (DN) esclarece que o artigo não reflecte a posição oficial dos ministérios mas apenas a dos autores, que defendem que “o subsídio de desemprego leva a uma relativa demora na transição para o emprego”, citando estudos de Pedro Portugal, um dos especialistas mais proeminentes em mercado de trabalho e quadro do Banco de Portugal.

    O mesmo defende o relatório do FMI para a reforma do Estado social e as últimas análises da OCDE. Para as instituições internacionais, Portugal tem de tomar medidas para cortar na 'generosidade' dos subsídios concedidos aos desempregados mais velhos, em detrimento dos mais jovens.

    No entanto, os economistas Paulo Júlio e Tiago Ramalho defendem que os cortes não podem ser exagerados: “Uma diminuição exagerada da duração do subsídio poderá levar apenas a perdas de eficiência na alocação de recursos (pessoas a desempenhar funções que não se adequam às suas capacidades) ou, no pior cenário, a situações de dificuldade económica”.

    Actualmente, lembra o DN, o valor médio do subsídio de desemprego ronda os 507 euros, embora o Governo gaste quase 2,6 mil milhões de euros por ano com a prestação.
    PQP

    ResponderEliminar
  6. Aniceto ,Alcina,Lelo e Júlia, bem hajam por esta lição de vida.O Vitor das finanças devia ficar fechado num quarto e ver e ler este post tantas vezes quantos desempregado pariu.
    O relvas devia comer caldo de urtigas até acabar a licenciatura que diz que tem.Os saudosos de salazar deviam ler,ver,ouvir e pensar.
    Varatojo

    ResponderEliminar
  7. Helena Ferreira escreveu: e para ai voltaremos ... e a passos largos ...

    ResponderEliminar
  8. Alberto Alcino Pinto escreveu:Estamos quase lá, já não falta muito.

    ResponderEliminar
  9. B.I. de um dos culpados:http://www.facebook.com/photo.php?fbid=126979940809503&set=a.102417179932446.4519.100004924924804&type=1&theater

    ResponderEliminar
  10. Os que tem a riqueza e o poder neste pais sempre , mas sempre , trataram os trabalhadores como escravos e os mais pobres como lixo. Só acredito numa revolução se for feita por nós. Se for perciso outra Maria da fonte eu estou lá.

    ResponderEliminar
  11. Augusta Castro escreveu:por este andar nao vai demorar muito

    ResponderEliminar
  12. Gina Branco Branco escreveu: Deus nos dê as bênçãos que tanto necessitamos!

    ResponderEliminar
  13. Querida Julinha!
    Acabei de ler este texto que me fez chegar às lágrimas,acredite.Um texto fantástico,um texto de reflexão!Um texto que ressuscitou fantasmas que estavam guardados dentro do meu coração.Nesses tempos de Fome e Guerra ainda não era nascida,mas recordo de ouvir falar à minha
    Mãe da Intendencia,do racionamento,de nada haver e tudo faltar,de crianças que morriam aos milhares de gastroenterites,que depressa se instalavam em corpitos frágeis de fome e de falta de higiene.
    Caldo de urtigas dá que pensar..!
    E a autora "quase" que nos faz uma pergunta pertinente:
    Será que Deus,nesse tempo andava distraído?
    E agora?Será a distracão Divina ou a ganância dos homens,a sede do Poder,da riqueza,que nos conduziram a este estado de miséria da qual não vejo saída?!
    Meus Amigos:Vivemos em tempos diferentes,separados por várias décadas,mas temo que a História se repita.
    Um abraço de amizade e estima ao Sr. Lelo,ao Sr. Aniceto e esposa,à nossa querida Julinha,a todos vós, não só pelo trabalho brilhante ,que fizeram o favor de postar nos nossos queridos Farrapos mas também, pela vossa coragem,ao abordarem estes tempos difíceis que,lamentávelmente, atravessamos,sem que disso sejamos culpados.
    Muito obrigada.I.G.

    ResponderEliminar
  14. APRENDAM

    Querem melhor receita para sobrevivermos a 2013 ?!...


    PROPOSTAS DE ALTERNATIVA à austeridade, que tudo está a mirrar, isto no que toca a CORTE DE DESPESA nas ditas gorduras.

    Por isso:
    - Reduzam 50% do Orçamento da Assembleia da República e vão poupar +- 43.000.000,00?
    - Reduzam 50% do Orçamento da Presidência da República e vão poupar +- 7.600.000,00?
    - Cortem as Subvenções Vitalícias aos Políticos deputados e vão poupar +- 8.000.000,00?
    - Cortem 30% nos vencimentos e outras mordomias dos políticos, seus assessores, secretários e companhia e vão poupar +- 2.000.000.00?
    - Cortem 50% das subvenções estatais aos partidos políticos e pouparão +- 40.000.000,00?.
    - Cortem, com rigor, os apoios às Fundações e bem assim os benefícios fiscais às mesmas e irão poupar +- 500.000.000,00?.
    - Reduzam, em média, 1,5 Vereador por cada Câmara e irão poupar +- 13.000.000,00?
    - Renegociem, a sério, as famosas Parcerias Público Privadas e as Rendas Energéticas e pouparão + 1.500.000.000,00?.

    Só aqui nestas ?coisitas?, o país reduz a despesa em mais de 2 MIL e CEM MILHÕES de Euros.

    Mas nas receitas também se pode melhorar e muito a sua cobrança.
    - Combatam eficazmente a tão desenvolvida ECONOMIA PARALELA e as Receitas aumentarão mais de 10.000.000.000,00?
    - Procurem e realizem o dinheiro que foi metido no BPN e encontrarão mais de 9.000.000.000,00?
    - Vendam 200 das tais 238 viaturas de luxo do parque do Estado e as receitas aumentarão +- 5.000.000,00?
    - Façam o mesmo a 308 automóveis das Câmaras, 1 por cada uma, e as receitas aumentarão +- 3.000.000,00?.
    - Fundam a CP com a Refer e outras empresas do grupo e ainda com a Soflusa e pouparão em Administrações +- 7.000.000,00?

    Nestas ?coisitas? as receitas aumentarão cerca de VINTE MIL MILHÕES DE EUROS, sendo certo que não se fazem contas à redução das despesas com combustíveis, telemóveis e outras mordomias, por força da venda das viaturas, valores esses que não são desprezíveis.
    Sendo assim, é ou não possível, reduzir o défice, reduzir a dívida pública, injetar liquidez na economia, para que o país volte a funcionar?

    Há, ou não HÁ, alternativas?

    ResponderEliminar
  15. Há aqui comentários que, pela sua qualidade, mereciam a visibilidade de postagem

    A cada um dos Blogueiros envio o meu bem-haja pelas palavras e pelas reflexões aqui produzidas.

    Para a Ireninha um beijinho e muita saudade. Quando regressa a estas lides? Estou à espera. Aliás, estamos todos à espera.

    Júlia

    ResponderEliminar
  16. Genial!!!! JJJJ

    Ou seja, o menino em 2014 vai ter de justificar as pequenas despesas em Aveiro, Coimbra, Açores, Algarve, Trás os Montes e por aí em diante J

    Imaginem o entupimento nas finanças à conta do menino Coelho J
    Amigos:
    Peçam sempre factura em nome de:

    Nome: Pedro Coelho
    Contribuinte: 177142430 (outra coisa, este nif é mesmo dele)
    Assim de certeza que isto acaba depressa!
    Abraços e repassem estes dados.

    não se esqueçam

    Nome: Pedro Coelho

    Contribuinte: 177142430
    envio via mail por C.R.

    ResponderEliminar
  17. SOBERBO!
    Pedi emprestado meu amigo.

    Grande abraço

    Henrique Martins

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.