sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

LOUSA - Sarilho

Foto enviada por Orlando Félix

4 comentários:

  1. Peça de madeira ou ferro, cilindrico com manivela nos estremos para enrolar uma corda, um cabo, de levante de peso, utilizado em barcos para levantar ancora, em poços para puxar agua com balde, etc.

    sarilho é um artefato manual para tirar água de poço com balde.

    ResponderEliminar
  2. Orlando Félix escreveu:De origem céltica não? Gostava que alguém pudesse dizer mais.

    ResponderEliminar
  3. A primeira razão para o ser humano necessitar de uma bomba foi a agricultura. Embora a agricultura esteja em prática há mais de 10000 anos, os primeiros registros que temos de irrigação são devidos aos egípcios. Inicialmente transportavam a água em potes, mas cerca de 1500 a.C. apareceu a primeira máquina de elevação de água, a picota. Posteriormente apareceram o sarilho, usado para elevar um balde, a nora e a roda persa.[2] Todas estas máquinas eram movidas por trabalho humano ou animal. O sarilho é empregado ainda hoje no abastecimento de água.
    Um dos tipos mais antigos de bomba foi o Parafuso de Arquimedes, empregado por Senaquerib, Rei da Assíria, para a irrigação dos Jardins Suspensos da Babilônia e Nínive, no século VII a.C. e posteriormente descritas em maior detalhe por Arquimedes no século III a.C.[3] As bombas alternativas a pistão ou êmbolo já eram do conhecimento dos gregos e dos romanos. Ctesibius, por volta de 250 a.C., inventou uma bomba alternativa movida por uma roda d’água, construída por seu discípulo Hero de Alexandria.[2] No Museu Arqueológico Nacional de Espanha, em Madri, há uma bomba alternativa duplex, de acionamento manual, fabricada entre os séculos I e II d.C. Esta bomba foi encontrada na mina de Sotiel-Coronada en Calañas, Andaluzia, Espanha. No século XIII d.C., al-Jazari descreveu e ilustrou diversos tipos de bombas, entre outras, a bomba alternativa, o burrinho a vapor, a bomba de sucção e a bomba de pistão.http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_hidr%C3%A1ulica

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.