quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MAÇORES

Foto A.F.P.D.S.J.
O nome desta aldeia, situada entre várias serras, aparece nos livros de registo paroquiais como "Massores", que deve radicar do termo arcaico "masores", que significa testamenteiro, executor de testamentos e das mandas. Os machados de pedra polida e as moedas antigas que apareceram no termo desta freguesia comprovam que esta é povoada desde os tempos pré-históricos e romanos. Pensa-se ter havido ali indústrias de tapetes e colchas de lã e linho em teares manuais, o que não é de estranhar, visto que a freguesia fica bem perto de Urros onde ainda há quem trabalhe com teares. 
Nos meses de Fevereiro e Março as encostas ficam vestidas do branco das flores das amendoeiras. Mas, é no Outono na festa de S. Martinho que as pessoas vivem a mais ancestral das festas populares. A festa é composta por um magusto colectivo, uma caldeira cheia de vinho, onde as pessoas bebem de bruços, uma gaita de foles e foguetes.
http://www.torredemoncorvo.pt/macores

4 comentários:

  1. Antonio Santiago Oliveira escreveu: brilhante como sempre!..

    ResponderEliminar
  2. Armando Manso escreveu: "já passei nessa rua muitas vezes os montes ao longe são de URROS"

    ResponderEliminar
  3. João Jorge escreveu: "Um reparo ao texto: em Maçores também havia teares, aliás, ainda deve haver um completamente funcional, na rua do lavadouro, que por acaso, é a rua que aparece na foto, imediatamente a seguir ao lagar."

    ResponderEliminar

  4. Maria Da Conceição Crisóstomo escreveu: "Tenho um carinho muito grande por Maçores, onde passei muitos dias da minha infância."

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.