segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

FESTEJOS DE SANTO ENTRUDO - CARDANHA

O entrudo em Trás-os-Montes ainda está muito enraizado e vincado no calendário das festividades mais importantes de algumas aldeias e da região. Apesar dos tempos e das alterações, ainda há quem se lembre e celebre o verdadeiro intuito do Entrudo rural e tradicional. Este era e é celebrado para festejar o inicio de um novo ciclo da Natureza, novo ciclo agrícola, um momento de purificação, de fecundidade e de expurgar o corpo e o espírito. Por estes dias, as pessoas toleram tudo e todos, os mais novos fazem partidas, os rapazes largam deixas às raparigas, fazem-se rituais de crítica social e as pessoas convivem.
Pretendemos então recuperar, recriar o tradicional dia do Santo Entrudo que se vivia outrora na Cardanha, com o zurnar do Entrudo, as cacadas, a serração da velha, o partir do Burro, a queima do Santo Entrudo, e tudo que possa estar associado e caraterizar este momento, para que assim não se deixe cair no esquecimento esta tradição e a importância deste momento na vida social desta aldeia.

De forma a valorizar esta atividade e ao que a ela está associado, irão realizar-se várias atividades complementares que possam espelhar como era outrora este momento festivo. Aqui não pode ser esquecido o ciclo da pastorícia, e o arroz doce que era típico desta altura, e que era feito com leite de ovelha oferecido pelos pastores, assim como o fumeiro e as verduras para o caldo, que serviam de base na alimentação. A música e a dança embelezavam e aliviavam o cansaço nestes dias de festa, e era onde os mais novos se exibiam e demonstravam a sua criatividade.

Convida-mo-lo então a recordar, e participar neste convívio e a fazer parte desta festa para que não se deixe cair a identidade desta aldeia e do mundo rural.
GRUPO ALDEIA VIVA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.