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De 17 a 21 de março, o Douro vai receber 14 operadores
turísticos de vários locais do mundo, numa ação de divulgação da região,
integrada no projeto “O Douro à Volta do Mundo – Magellan World”, promovido
pela AETUR – Associação dos Empresários Turísticos do Douro e
Trás-os-Montes.
Os operadores turísticos chegam da Austrália, Brasil,
Estados Unidos da América, República Checa, Israel, China, Holanda, Espanha,
Rússia, República Eslovaca, Bélgica e Alemanha. Os operadores vão entrar em
Portugal pelo Porto e, ao longo de quatro dias, percorrer diferentes locais do
Douro, sempre com uma prespetiva de fazer negócio.
“Estes parceiros comerciais vão estar atentos aos serviços
da região. Vêm conhecer as unidades hoteleiras, as múltiplas ofertas regionais
e os circuitos integrados que podem comercializar, nas variáveis de Turismo,
Vinho e Cultura. Temos que transmitir a sedução que o território exerce sobre
as pessoas, é certo, mas também objetivar sobre questões práticas, como as
diversas tipologias de alojamento, de restauração e de animação, a tipologia de
quartos, acessibilidades, mobilidade regional, funcionamento de reservas e a
forte imagem regional e todo o seu imaginário, como argumento de venda”, refere
Alberto Tapada, um dos responsáveis pela AETUR.
Esta visita faz parte das ações de promoção internacional do
Douro, previstas no projeto “O Douro à Volta do Mundo – Magellan World”. O
projeto junta, pela primeira vez, o património do Douro com o legado histórico
deixado pelo navegador Fernão de Magalhães e tem como objetivo a concretização
de diferentes ações de internacionalização da economia e da identidade
duriense, como os modos de vida, arquivo da memória, Patrimónios da Humanidade
e património imaterial, quer nos países que integram a Rede das Cidades
Magalhânicas, quer nos mercados prioritários para o turismo português.
Na primeira ação de promoção internacional do projeto, que
aconteceu em 2016, a região recebeu bloggers e jornalistas especializados, na
segunda foram vários os representantes de empresas e instituições durienses que
foram ao Brasil apresentar os seus produtos, o projeto Magalhânico e a região.
Esta terceira ação é totalmente focada na comercialização do vale do Douro.
“Este desenho das ações promocionais não surge por acaso”, refere Alberto
Tapada, “primeiro falamos e transmitimos a região e depois preparamos o caminho
para quem quer comprar.” Para este dirigente, o objectivo desta ação de
divulgação internacional do Douro é muito clara: “Queremos angariar novos
negócios e alinhar a região com novos mercados e promover Portugal”.
Durante a estadia, os operadores vão ter oportunidade de
conhecer, por exemplo, o Porto e o seu centro histórico, o Palácio de Mateus,
em Vila Real, várias quintas e turismos rurais no Douro, experimentar
diferentes provas e experiências vínicas e recreações históricas, conhecer o
Museu do Douro, o Mosteiro de Tarouca e a Torre de Ucanha, fazer uma viagem de
barco pelo rio Douro, e até realizar um workshop de barro de Bisalhães, cujo
processo de fabrico foi recentemente classificado pela UNESCO como Património
Cultural Imaterial da Humanidade.
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