As principais avenidas da cidade de Bragança vão ganhar
novas faixas destinadas a ciclistas numa rede de 22 quilómetros de ciclovias
previstas num plano de investimentos superiores a 25 milhões de euros,
apresentado na noite de terça-feira.
As ciclovias chamaram a atenção na apresentação pública do
Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Bragança (PEDU), com vários
projectos para realizar até 2020, durante a vigência do actual Quadro
Comunitário de Apoio, que garante a fundo perdido 16 dos mais de 25 milhões de
investimentos previstos, cabendo o restante montante à Câmara Municipal.
Os cerca de três milhões de euros para intervenções nas
avenidas João da Cruz e Sá Carneiro não são os projectos de maior montante
do plano global, mas foram o foco da sessão por se tratarem de duas das mais
importantes artérias de Bragança.
O presidente da Câmara, Hernâni Dias justificou que as
duas avenidas "carecem de intervenção urgente", daí o destaque
com vista a "obter uma participação dos cidadãos na construção da
solução", sem polémicas expressas publicamente em torno da proposta feita
pela autarquia.
A principal novidade para as duas avenidas é a inclusão das
ciclovias, mas a intervenção contempla também alargamentos de passeios,
separação de esplanadas e zonas pedonais, concretamente na avenida João da
Cruz, iluminação, sinalética e algumas mudanças no estacionamento, que ganha
lugares, segundo o autarca.
Hernâni Dias quer tornar "estas duas avenidas mais
atractivas, mais funcionais, com o menor constrangimento possível à
actividade comercial".
O autarca quer "avançar com estes
projectos rapidamente" e indicou que está a terminar a fase de estudo
prévio, apresentado hoje, seguindo-se a elaboração dos projectos "para
até ao final do ano a obra estar adjudicada".
Outra novidade será a instalação de um elevador na avenida
Sá Carneiro, junto ao edifício do Teatro Municipal a pensar na acessibilidade
de pessoas com mobilidade reduzida à rua engenheiro Amaro da Costa e
vice-versa.
À actual ciclovia existente na cidade, em volta
do campus académico do politécnico, juntar-se-á as da Sá Carneiro, João da Cruz
e ainda outra que praticamente fechará a circular de Bragança, com faixas de
rodagem também para o transito automóvel.
O maior investimento do PEDU, de 6,4 milhões de euros,
será no Museu da Língua Portuguesa a instalar nos antigos silos de Bragança.
O plano contempla também a reabilitação de edifícios
para realojamento de casais jovens e de serviços públicos, numa estratégia para
revitalizar a zona histórica da cidade.
Os projectos apostam também na reabilitação dos
bairros sociais e na mobilidade sustentável, com veículos eléctricos e
soluções para os cidadãos como o carregamento de equipamentos electrónicos nas
paragens de autocarro.
O presidente ambiciona com este plano, dividido em
três programas, realizar "uma intervenção de conjunto, devidamente
enquadrada naquilo que é o tecido da cidade" e não "fazer
intervenções desgarradas".
"Isto contribuiu para aquilo que nós pretendemos que
seja uma cidade cada vez mais dinâmica, mais atractiva, mais inclusiva, com um
grande desenvolvimento social que permita que nós consigamos atrair mais
pessoas para cá morarem e, ao mesmo tempo, estancarmos aquilo que é um
gravíssimo problema que sofremos, que é o despovoamento", declarou.
Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/economia/autarquias/detalhe/braganca-com-22-quilometros-de-ciclovias-num-plano-de-desenvolvimento-de-25-milhoes
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.