sexta-feira, 10 de março de 2017

CARVIÇAIS- III Feira do Pão

Foram vendidos mais de 200 pães e de 100 bôlas na Feira do Pão de Carviçais. 

Nos dias 4 e 5 de Março, teve lugar a III edição da Feira do Pão em Carviçais, que contou com a participação de sete "padeiras" locais. Esta edição, diga-se a da afirmação deste evento, com balanço muito positivo, pois foi sem dúvida a de maior vendas registadas e a de maior procura deste nosso produto de excelência, cada vez com maior número de visitantes.
Para além dos visitantes locais, do concelho de Torre de Moncorvo e de outros limítrofes, muitos excursionistas em autocarro, também passaram pela Feira, o Vice-Presidente do Município de Torre de Moncorvo, um grupo de associados da CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do crédito Agrícola de Portugal), oriundos das mais diversas partes do país, Braga, Viana do Castelo, Vila Verde, Porto, Aveiro, Vila Velha de Ródão, Ansião, Vinhais, Figueiró dos Vinhos, São João da Pesqueira e Lisboa, liderados pela sua Secretária-Geral Adjunta, Eng.ª Maria Antónia Figueiredo, e particularmente também de passagem a Sra. Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Dra. Célia Ramos. 
Para além do pão e das bôlas foram também comercializados vários tipos de produtos regionais como doces, vinho, azeite, alheiras e outros enchidos, queijos, compotas, mel, entre outros, com que os visitantes se puderam "saborear". 
Carviçais sempre foi muito famoso pelo seu pão, com muita gente a procurá-lo. Antigamente quase todas pessoas coziam pão em casa e existiam três fornos comunitários. Esses fornos, hoje em dia, já não funcionam mas há já as próprias padarias a cozer pão regional. 
Durante o certame houve ainda atuações diversas a “animarem a festa”, Ti Cassiano e Grupo de Cavaquinhos da Escola Municipal Sabor Artes. Também um Colóquio Agrícola subordinado aos temas “Gestão da Água e Inspeção de Pulverizadores”. Decorreu ainda, paralelamente, o Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente, com a participação da Cozinha Regional de Carviçais e do Restaurante O Artur.  
A iniciativa foi promovida pelo Clube Académico de Carviçais e Junta de Freguesia de Carviçais com o apoio do Município de Torre de Moncorvo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.