domingo, 5 de março de 2017

Rio Douro - Monte Meão















Fotos de Henri Richard

A Quinta do Vale Meão nasceu em 1877, quando Antónia Adelaide Ferreira, então com 66 anos, quis arriscar na compra de 300 hectares à Câmara de Vila Nova de Foz Coa.
UMA GRANDE MULHER
D. Antónia Adelaide Ferreira (Godim, Peso da Régua, 4 de Julho de 1811 — Godim, Peso da Régua, 26 de Março de 1896) , mais conhecida por Ferreirinha, foi uma empresária portuguesa do século XIX.
Ficou conhecida por se dedicar ao cultivo do Vinho do Porto e pelas notáveis inovações que introduziu. A sua família era muito abastada. O pai, José Bernardo Ferreira casou-a com um primo, mas este não se interessou pela cultura da família e esbanjou grande parte da fortuna.
D. Antónia teve dois filhos: uma menina, Maria de Assunção, mais tarde Condessa de Azambuja, e um rapaz, António Bernardo Ferreira. Ficou viúva muito nova (33 anos), a viuvez despertou nela a sua verdadeira vocação de empresária.
Sabe-se que a Ferreirinha, como era carinhosamente conhecida, se preocupava com as famílias dos trabalhadores das suas terras e adegas. Apoiada pelo administrador José da Silva Torres, mais tarde seu segundo marido, Antónia Adelaide Ferreira lutou contra a falta de apoios dos sucessivos governos, mais interessados em construir estradas e comprar vinhos espanhóis. Debateu-se contra a doença da vinha, a filoxera e deslocou-se a Inglaterra para obter informação sobre os meios mais modernos e eficazes de combate a esta peste, bem como processos mais sofisticados de produção do vinho. A Ferreirinha investiu em novas plantações de vinhas em zonas mais expostas à radiação solar, sem abandonar também as plantações de oliveiras, amendoeiras e cereais.
A Quinta do Vesúvio, uma das suas muitas propriedades, era por ela percorrida e vigiada de perto. No ano de 1849 a produção vinícola era já de 700 pipas de vinho. Mercê de bons acordos, grande parte dos vinhos foi exportada para o Reino Unido, ainda hoje o primeiro importador de Vinho do Porto.
Quando faleceu, em 1896, deixou uma fortuna considerável e perto de trinta quintas. Do Douro para o mundo passou a lenda da sua tenacidade e bondade. Em 2004 a RTP2 exibiu uma série, da autoria de Francisco Moita Flores, onde se retratava a sua vida.
(Da internet)

3 comentários:

  1. Tenho um vinho da reserva pessoal de Dona Antonia ,Porto Ferreira .Me foi oferecido por um abade em 1983 na cidade do Porto. Se interessar mando foto.

    ResponderEliminar
  2. Tenho um vinho da reserva pessoal de Dona Antonia ,Porto Ferreira .Me foi oferecido por um abade em 1983 na cidade do Porto. Se interessar mando foto.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.