sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O antepassado transmontano de Jorge Luís Borges será de Mós?por Carlos Sambade


Jorge Luís Borges e a "embaixada"moncorvense (Lisboa 1985)


Acaba de me chegar, do meu conterrâneo, parente e amigo de longa data Valdemar de  Deus, a transcrição por ele feita, hoje mesmo, de um assento de baptismo que pode ser o do antepassado que prende o concelho de Moncorvo ao escritor e poeta Jorge Luís Borges.
Quererá alguém dar alguma achega para este assunto?
Claro que somos o que fizermos de nós, pelo que conseguimos mostrar no trabalho e no lazer e essa é a história de cada um. É assim que Jorge Luís Borges pertence à Argentina e, tal como o Papa, ainda que em campo diferente, pertence ao mundo.Temos tendência a considerar como parte da árvore a raiz que, de um modo geral, é subterrânea e se esconde da luz para que esta aconteça, já para não referir a semente e o gene que a olhos comuns têm dimensão insignificante porém essencial.Não há vantagem em escancarar e desse modo exacerbar e distorcer o que antes de nós foi tempo e vida, hoje, numa época em que tudo cai (na exibição).
Neste caso concreto, porém e, sabendo, como todos sabemos, que Borges procurou visitar Moncorvo quando esteve em Lisboa, parece pertinente darmos-lhe este dado para que, em Outro Mundo, dele tenha conhecimento. Pela internet, que chega a todo o lado.

Carlos Sambade
-
Mós, Moncorvo

Batismo nº. 1356 de Francisco  Borges

Aos vinte e cinco dias do mes de Dezembro de mil e Sete centos e sete, eu o padre João Domingues Valverde cura nesta Igreja de Nossa Senhora da Anunciaçam  da vila de Mós, baptizei Solenemente e pus os Santos oleos a Francisco filho de Diogo Rodrigues Borges e de Suamulhder Catherina Domigues Bieita. Foram padrinhos o Padre António Martins Valente e Tereza Mendes desta villa todos, e por verdade fiz este assento que assinei dia mes e era
ut Supra.

2 comentários:

  1. O Francisco Borges ascendente de Jorge Luís terá nascido por 1760. Era militar, com a patente de sargento, quando embarcou para a Argentina nos anos de 1812. Seus pais chamar-se-iam Manuel António da Cruz e Maria Antónia. Nada, pois,que se pareça com o registo em causa... Estas informações foram-me fornecidaspor um irmão do escritor. É certo que eu já perguntei por muitos sítios um assento correspondente e ainda não encontrei. Esperamos que alguém consiga, pois ele seria de Moncorvo, entendendo-se como freguesia? concelho? comarca?... J. Andrade.

    ResponderEliminar
  2. Seria de grande interesse e importância deslindar esta questão.Tenho cá uma fezada que o doc. há-de aparecer... Parabéns pela pesquisa ao A.J.Andrade ao Carlos Sambade e ao Tiago Rodrigues.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.