sábado, 9 de novembro de 2013

O Abade de Vinhais,o Bispo de Bragnça e os Buicinhos

SABIAM QUE...

O regicida Manuel dos Reis Buíça foi professor do irmão mais velho de José Rodrigues Miguéis, na Escola das Pedras Negras, em Lisboa.
O Buíça era filho do Abade de Vinhais que, além dele, tinha outros filhos. 
Um dia o Bispo de Bragança foi a Vinhais para uma visita pastoral e sentados à mesa do almoço viu várias crianças parecidas com o Abade. Eram os Buicinhos está bom de ver....
O Bispo pergunta ao Abade:
-Quem são estas crianças?
Resposta pronta do Abade:
- São os sobrinhos da minha irmã.


Retirado de uma página de leitura obrigatória:                                                                          https://www.facebook.com/teresa.martinsmarques?fref=ts

8 comentários:

  1. Beatriz Martins escreveu:Adorei a história, UM HOMEM O NOSSO ABADE, obrigada Lelo Demoncorvo, pena que não sejam todos assim, porque assumir a natureza é e será sempre uma virtude.

    ResponderEliminar
  2. Julieta Pega escreveu:Adorei ler este episódio...

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia a estória. Dei uma boa gargalhada.

    ResponderEliminar
  4. António Espírito Santo Mourão escreveu: ......saboroso...este texto......

    ResponderEliminar
  5. Alberto Alberto Dias escreveu: Há grupos e associações para tudo e não vejo no facebook a página dos filhos,netos e bisnetos de padres,abades e bispos.São bué!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alberto Dias, gostei da sua sugestão até porque sou Bisneto de Padre, viveu em Sambade entre 1848/1935 aproximadamente, O Abade Cordeiro (José Manuel Cordeiro) era pai de minha Avó Leopoldina da Gloria e também de Luciano Augusto (Lucianinho) figura bem conhecida em Sambade na época, tenho até umas Historias a mim relatadas sobre ambos. Grato. Pedro Luiz Outor pedrooutor@terra.com.br

      Eliminar
  6. De sua criada Maria Lage, o p.e Abílio Buiça, abade de Vinhais, teve oito filhas e um único filho varão que deu pelo nome Manuel dos Reis da Silva Buiça.

    ResponderEliminar
  7. Sr. Barroso
    Já agora não sabe o nome das oito filhas do abade de Vinhais. Pois tenho curiosidade em saber, o Manuel dos Reis Buiça era casado com Hermínia Augusta da Costa filha de João Augusto da Costa meu trisavô.
    Ficaria muito grato.
    Celestino Pinto Costa
    celestinocosta1@gmail.com

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.