sábado, 16 de novembro de 2013

BAIXO SABOR - para mais tarde recordar!


Percurso TT ao Baixo Sabor
7 e 8 Dezembro 2013
 Preparamos para si um Raid todo terreno único e irrepetível!
De 7 a 8 de Dezembro deste ano, a Sabor Douro e Aventura organiza um programa de todo-o-terreno intitulado Percurso TT ao Baixo Sabor - para mais tarde recordar!”. O Programa terá a sua ocorrência no Vale do Sabor, com visitas guiadas, incluindo partes que irão ficar inundadas pela Barragem do Baixo Sabor, nos concelhos de Torre de Moncorvo, Mogadouro e Alfândega da Fé. Pretende-se ver o espólio das recentemente descobertas arqueológicas e visitar alguns locais onde se estão a implementar medidas ambientais compensatórias, sendo os participantes acompanhados por especialistas nos locais a visitar.
 Para realizar este programa tem que ter uma viatura 4x4. O percurso é feito com carta de itinerário/roadbook, o passeio é turístico e muito seguro, sempre com alternativas nas partes mais difíceis. A organização controla todo o percurso, estando previstos para o efeito postos de controlo de viaturas garantindo a segurança dos participantes.
Programa 2 dias


Dia 7– Sábado: percurso TT, Visitas guiadas ao sistema de adução Sabor-Vilariça, sítio de Cilhades, Santo Antão da Barca/Medal e Crestelos

  • 1ª etapa – Moncorvo-Sto Antão da Barca-Moncorvo

9:00- Encontro na praia fluvial da Foz do rio Sabor, concelho de Torre de Moncorvo, junto ao rio Douro. Aí será entregue o Breefing e RoadBook, para se dar inicio à grande etapa do percurso TT ao Baixo Sabor.
Percurso em direcção ao Vale da Vilariça para visitar o Sistema de Adução Sabor-Vilariça - Habitat de Compensação – visita com explicação sobre o funcionamento e utilidade do sistema. Continuação do percurso TT com visita à Barragem do Baixo Sabor. Vamos visitar a barragem de montante, com paragem junto ao edifício da central, com breve explicação sobre o projecto, pela EDP. Depois desta visita iremos em direcção à aldeia da Cardanha para nas proximidades da Adeganha entrarmos novamente em TT, num percurso lindíssimo sobre o Vale da Vilariça. Vamos parar num antigo castro, local de culto e romarias, o santuário da N. Sra. do Castelo. Miradouro sobre o vale da Vilariça e Vale do rio Douro.
Almoço: na aldeia da Cardanha.

Tarde- Percurso TT pela margem direita do rio Sabor, em direcção ao sitio de Santo Antão da Barca, com paragem no sitio de Cilhades, Medal/Sto Antão, cruzar o rio Sabor em Sto Antão e visitar o sitio de Crestelos. Estes sítios terão no local responsáveis de arqueologia do Baixo Sabor, que irão dar uma explicação dos mesmos. O regresso será pela margem esquerda do rio Sabor e irá terminar em Torre de Moncorvo, para jantar e descansar.
20:30 – Jantar em Torre de Moncorvo
Dia 8, domingo: Moncorvo – Ponte de Remondes - 2ª etapa

8:30 - Concentração de todos os participantes e viaturas em Torre de Moncorvo, na Praça do Município. Percurso TT por Felgar, Souto da Velha, Sto. Antão, onde iremos cruzar o rio Sabor, para seguir em direção à Quinta de S. Pedro. Nas proximidades da Quinta de S. Pedro, os participantes serão acompanhados por um especialista que efetuará uma visita guiada para dar a conhecer uma das medidas ambientais compensatórias para a Cegonha Negra. Deste local seremos conduzidos até outro ponto ambiental importante, para depois seguir por Paradela, passar em Brunhoso e sempre em TT iremos descer até ao fundo do Vale do rio Sabor para parar no sítio da Barca, junto ao rio e desfrutar do local.
Almoço: Na aldeia de Brunhoso, concelho de Mogadouro.
Tarde: Depois do almoço iremos sempre muito próximos do rio Sabor, abaixo da cota de inundação, em direção à ponte de Remondes. Da ponte de Remondes iremos visitar outros dois locais onde se executam medidas compensatórias, pombais tradicionais recuperados e caixas abrigo para morcegos arborícolas.

16:30Final do programa na Ponte de Remondes, com um Porto de Honra.
Depois das despedidas e entrega de lembranças aos participantes, regresso a casa pelo IC5.

Inscrições Limitadas!
Inscrições através da empresa Sabor, Douro e Aventura, Lda. 
Telemóveis: 964801332 / 964801280 ou info@sabordouro.com.

Toda a informação será disponibilizada no site da empresa e página de fãs do Facebook: www.sabordouro.com e https://www.facebook.com/sabordouroaventura

1 comentário:

  1. Vou tentar ir é a última oportunidade de visitar a zona que fica submergida.Boa ideia e bom sucesso.Como ficará o Sabor e toda a região?Dizem que já temos ponte nova na Portela.Acabaram os engarrafamentos.Não se esqueçam de arrajar o IP2 até ao Pocinho.Está uma vergonha.
    Andante

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.