segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

MORCEGOS -1 MONCORVO - 0

Empresa que vai explorar as minas de Moncorvo garante a preservação da biodiversidade
MTI explica que só depois de concluídos os diversos estudos de Impacto Ambiental é que se iniciará a exploração efetiva
A MTI, empresa que poderá vir a explorar os depósitos de ferro em Torre de Moncorvo, garantiu hoje que irá "contribuir para preservação da biodiversidade da área onde o projeto se insere", rejeitando críticas dos ambientalistas.
http://m.dinheirovivo.pt/m/article?contentID=CIECO093204



3 comentários:

  1. Comunicado de Imprensa

    No passado dia 13 de Novembro de 2012, o Estado Português assinou um contrato com a empresa MTI – Ferro de Moncorvo, S.A. que permite um período de exploração experimental de depósitos de minério de ferro em Moncorvo. As Organizações Ambientalistas subscritoras deste comunicado vêm por este meio expor preocupação relativamente à ausência de cuidados ambientais nos trabalhos de exploração experimental, colocando em risco as colónias de morcegos presentes nas actuais minas abandonadas, duas das quais consideradas abrigos de importância nacional.

    A exploração experimental das Minas de Moncorvo por parte da empresa MTI – Ferro de Moncorvo, S.A., consiste na exploração dos depósitos de ferro durante quatro anos, sem Estudos de Incidências Ambientais, Avaliação de Impacte Ambiental ou outras avaliações do possível impacto que esta exploração experimental poderá vir a ter no ambiente envolvente dos depósitos em questão. Esta exploração não só afectará áreas de importância para a conservação (p.e. Carvalhal do Reboredo), como irá afectar as inúmeras colónias de morcegos existentes nas minas abandonadas de Moncorvo, sem qualquer medida de compensação ou mitigação.

    As ONGAs têm colaborado com o ICNF ao longo dos anos em acções de Educação ambiental e de promoção da conservação dos morcegos e estão motivadas para exigir do Estado um maior empenho na Conservação destas espécies.

    As minas do Monte da Mua e Ferrominas foram classificadas pelo ICNF como abrigos de importância nacional, sujeitos a monitorização anual das colónias aí presentes.

    No Monte da Mua foram reconhecidas até hoje 12 espécies de morcegos. Apesar da maior parte das espécies ocorrerem geralmente em número reduzido, esta mina possui colónias de centenas de indivíduos de Morcego-de-ferradura-mediterrânico e de Morcego-de-ferradura-grande e colónias de dezenas de indivíduos de Morcego-de-peluche, Morcego-de-ferradura-pequeno e de Morcego-de-ferradura-mourisco. Nas Ferrominas pelo menos 10 espécies foram contabilizadas, sendo actualmente o abrigo mais importante do país para o Morcego-de-ferradura-mourisco e um dos mais importantes para o Morcego-de-ferradura-mediterrânico por ter colónias de milhares de indivíduos de ambas as espécies. Para além da enorme importância para estas duas espécies ameaçadas (Criticamente em Perigo), existem colónias de centenas de indivíduos de Morcego-de-ferradura-grande e algumas poucas dezenas de Morcego-de-peluche.

    As Associações signatárias manifestam profunda indignação pelo papel completamente passivo do Ministério do Ambiente, ao não impor medidas de minimização e compensação, bem como pela total ignorância do Ministério da Economia face à necessidade de cuidados ambientais numa operação desta natureza.

    As Associações signatárias defendem que a empresa responsável pela exploração experimental terá que considerar a presença destas colónias e tomar medidas para minimizar a perturbação ou eventual mortalidade acrescida ou mesmo o abandono das minas pelas colónias mais afectadas durante o longo período de exploração experimental. Será imperativo evitar a perda dos abrigos de importância nacional pelo que as prospecções não os poderão afectar, concentrando-se nas restantes áreas. Para estas, as ONGA estão dispostas a colaborar na concepção de medidas compensatórias.

    As diferentes espécies de morcegos existentes nestes abrigos estão protegidas pela legislação nacional e internacional e devem ser devidamente conservadas. O efeito do desaparecimento destas colónias no efectivo populacional destas espécies em Portugal poderá agravar consideravelmente o seu estatuto já tão ameaçado, sendo que duas das espécies em questão se encontram já Em Perigo de extinção.
    Porto, 18 de Janeiro de 2013
    FAPAS
    http://www.fapas.pt/nova/index.php?option=com_content&view=article&id=223:exploracao-experimental-das-minas-de-moncorvo-deve-obedecer-a-requisitos-ambientais&catid=40:documentos&Itemid=63

    ResponderEliminar
  2. Certa vez houve uma batalha feroz entre as aves, do ar, e os animais, do solo. Dentre todas as criaturas, o morcego foi o único a decidir-se neutro, não apoiando nem as aves, nem os animais terrestres, pois temia ficar do lado perdedor.

    _ Não apoiarei ninguém, pois não sou uma ave, nem um animal terrestre, afinal, eu vôo.

    Quando o combate começou, viu que as aves venciam, e aliou-se a elas, nesta conversa com a águia:

    _ Querida amiga águia, pensei bastante e decidi que nesta guerra eu apoiarei as aves, pois afinal de contas eu sou voador, como vocês.

    _ Será um prazer senhor morcego. Quanto mais aliados teremos, melhor será para sermos vencedores.

    Depois de algum tempo, os animais terrestres começaram a vencer. O morcego se aliou a eles, tentando convencê-los que não era uma ave, e sim um animal autêntico, como eles. Assim foi sua conversa com o leão:

    _ Querido amigo leão, pensei bastante, e decidi que nesta guerra eu apoiarei os animais terrestres. Não faz sentido ficar do lado das aves, pois eu não sou ave, não tenho penas e nem bico. O fato de eu voar, não significa nada.

    _ Será um prazer senhor morcego. Quanto mais aliados teremos, melhor será para sermos vencedores.

    Mais uma vez a sorte virou, e as aves venceram a batalha, derrotando de vez os animais terrestres.

    O morcego, com medo, só pensou em salvar sua própria vida. Não conseguiu enfrentar a vergonha e a desgraça de cair nas mãos dos amigos que abandonou, as aves. Fugiu para viver sozinho, longe de todos os animais.

    Desde aquele dia fatal, o morcego se esconde em cavernas buracos bolorentos, e troncos ocos, morrendo de vergonha de se mostrar.

    Só quando a escuridão aparece e as aves e os outros animais se recolhem, é o momento em que o morcego sai voando.



    Moral: Jamais vencerá a luta quem se puser dos dois lados.

    Infelizmente, desconheço a autoria...

    Costumo trabalhar este texto com meus alunos da 4ª Série... Dá margens a uma grande reflexão sobe política e cidadania.
    Vânia Salvo Orso

    http://www.academus.com.br/profiles/blogs/as-aves-os-animais-e-o-morcego

    ResponderEliminar
  3. Belo texto. Nao conhecia.. Esses animais voadores nao vão ter outro remédio que nao seja arranjar outra casa.. Os seus protetores que se deixem de merdas e vão trabalhar para a mina para saber o que é doce. Andar a desperdiçar dinheiro para contar morcegos... é por essa e por outras que temos um país tão industrial e competidor . Tomem juízo e trabalhem seus parasitas ambientalistas..

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.