quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
VALE DO CÔA- VIDA SELVAGEM
«Faia Brava e o trabalho da ATN para a conservação» é uma curta metragem documental realizada por João Teles de Vasconcelos sobre a natureza e vida selvagem que habita a primeira reserva natural privada de Portugal e do trabalho que a ATN (Associação Transumância Natureza), com sede em Figueira de Castelo Rodrigo, tem vindo a desenvolver neste vale do rio Côa.
jcl
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Dois trabalhos de enorme valia. O trabalho da ATN na preservação da fauna e flora do nosso Vale do Côa e a curta metragem que nos dá a conhecer de forma mais aprofundada outra das riquezas do vale. As imagens são fantásticas. O trabalho da ATN é, julgo eu, caso raro em Portugal. As gerações presentes mas, sobretudo as vindouras, agradecem este fantástico labor em defesa das espécies e de um ecossistema ameaçados. Pela minha parte um profundo agradecimento pelo trabalho que estão a realizar.
ResponderEliminarA Associação Transumância e Natureza (ATN), é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2000, em Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda.
ResponderEliminarO nome desta associação deriva da fundação internacional que lhe deu origem (Transhumance and Nature Foundation), servindo para fazer menção à extinta actividade da transumância (prática ancestral de condução dos rebanhos ao longo percursos de grande distância, que permitia a diversificação do coberto vegetal e a manutenção do bom estado das pastagens). Pretende-se assim alertar para a necessidade de salvaguardar as práticas agro-pecuárias tradicionais ainda existentes na nossa região.
Visão
Criar espaços para a natureza.
Missão
Conservar, valorizar, conhecer e divulgar o património natural do Nordeste de Portugal, pela via da sustentabilidade e com a participação da comunidade, através da gestão e da protecção de áreas naturais.
Objectivos
Alcançar a conservação de espécies e habitats em áreas naturais;
Garantir a sustentação económica/rentabilidade dos projectos de conservação da natureza;
Contribuir para o dinamismo económico e social da região.
As actividades principais da ATN são nas seguintes áreas:
Estudo e conservação da fauna e flora da bacia dos vales do Côa, Águeda e Douro;
Sensibilização e Educação ambiental;
Elaboração e Implementação de projectos ambientais de desenvolvimento rural (agrícolas, pecuários, florestais e cinegéticos) compatíveis com a conservação da natureza;
Apoio técnico nas áreas de produção e protecção florestal sustentável a prestar aos sócios produtores florestais;
Valorização, recuperação e promoção de património cultural, arquitectónico e arqueológico da região;
Estabelecimento de parcerias com organizações nacionais e internacionais;
Divulgação ambiental e científica;
Formação profissional.