sábado, 26 de janeiro de 2013

"Amêndoa Douro "


Foto A.F.F.M.
Entende-se por "Amêndoa Douro "em casca, as amêndoas provenientes de diversas cultivares da Prunus Amygdalus L..A Amêndoa Douro é obtida das variedades Parada, Casa Nova, Pestaneta, Duro Italiano, José Dias, Duro Estrada, Dona Virtude, Boa Casta, Bonita de São Brás, Sebastião Guerra, Molar, Amêndoa de Um Grão, Gémea e Verdeal. Características da Amêndoa Douro – DOP – as amêndoas devem apresentar-se inteiras, sãs, em bom estado de desenvolvimento, limpas, com cor, odor e sabor característicos, isentas de matéria estranha, insectos, ácaros ou bolores ou humidade exterior. As características morfológicas e químicas das amêndoas, são diferentes conforme a variedade. A Amêndoa Douro em casca ou descascada classifica-se nas seguintes categorias:
Categoria Extra - amêndoa em casca ou miolo de qualidade superior, apresentando as características próprias da respectiva variedade, em bom estado de desenvolvimento, de coloração uniforme, aspecto fresco e práticamente isentas de defeitos, com excepção de ligeiras alterações superficiais, desde que não comprometam a qualidade ou o aspecto geral do produto ou da sua embalagem;
Tolerância de categoria - 5 % de frutos defeituosos, incluindo um máximo de 2 % de amêndoas amargas;
Categoria I - amêndoa em casca ou miolo de boa qualidade, bem desenvolvida, apresentando as características próprias da respectiva variedade e aspecto fresco, podendo apresentar alguns defeitos, desde que não comprometam o aspecto geral e a conservação do produto. No miolo de amêndoa são admitidos defeitos de forma, desenvolvimento e coloração e falhas de tegumento ligeiras e superficiais.

Foto A.F.F.M.
Tolerância de categoria - 10 % de frutos defeituosos, incluindo um máximo de 4 % de amêndoas amargas. Calibre - é determinado pelo número mínimo e máximo de frutos por Kg. Os lotes devem apresentar-se homogéneos, não devendo a diferença de peso entre os 10 frutos mais pequenos e os 10 frutos maiores de uma amostra de 1 Kg ser superior a 80 gr.;
Tolerância de calibre - as tolerâncias de calibre são de 10 %.
É reconhecida como Denominação de Origem Protegida, a denominação tradicional e consagrada pelo uso " Amêndoa Douro". O uso da denominação de origem protegida "Amêndoa Douro - DOP" fica reservado aos produtos que obedeçam às características fixadas no respectivo Caderno de Especificações, aos produtores expressamente autorizados pelo Agrupamento - Associação de Produtores de Amêndoa do Alto Douro, se comprometam a respeitar todas as disposições constantes do Caderno de Especificações e se submetam a controlo a realizar pelo O rganismo Privado de Controlo e Certificação (OPC) reconhecido, TRADIÇÃO E QUALIDADE - AIPAATM
Apresentação Comercial - as amêndoas podem ser comercializadas em casca ou descascadas (miolo de amêndoa), não podendo ser misturadas diferentes variedades no mesmo lote. Devem apresentar-se em embalagens de rede, ráfia ou serapilheira e com as características de qualidade, calibre, classificação, acondicionamento e rotulagem exigidas e descritas no respectivo caderno de especificações.
Comercialmente apresentam-se:

  • Com casca - embalagens de 250 gr e 500gr e de 1 Kg e 5 Kg;
  • Sem casca (miolo de amêndoa)- embalagens de 100, 250 e 500 gr e de 1, 10, 15 e 25 Kg;
  • Miolo pelado ou torrado - embalagens de 100, 250 e 500 gr e de 1, 10, 15 e 25 Kg.
Rotulagem - sem prejuízo do disposto na legislação aplicável sobre rotulagem, de pré-embalados, dela devem constar, ainda, o nome da variedade, categoria e calibre, bem como as menções "Amêndoa Douro - DOP" e a marca de C ertificação aposta pelo respectivo Organismo Privado de Controlo e Certificação - OPC, logotipo da comunidade.
Área Geográfica - a área geográfica de produção (produção, tratamento e acondicionamento) está circunscrita aos Concelhos de:
Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Moncorvo, Vila Flor e Vila Nova de Foz Côa, São João da Pesqueira (com excepção das Freguesias de Riodades e Paredes da Beira); às Freguesias de Castelo Branco e Meirinhos do Concelho de Mogadouro, Escalhão do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, Fonte Longa, Longroiva, Meda e Poço do Canto do Concelho de Meda.
A área de implantação na Região Agrária do Centro é de 17 350 ha.

 Agrupamento de Produtores
ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE AMÊNDOA DO ALTO DOURO
Av. D. Dinis, N.º 1 5150 - 540 VILA NOVA DE FOZ CÔA
Tel.: +351 279 762 404
Fax: +351 279 762 164
  OPC - Organismo Privado de Controlo
TRADIÇÃO E QUALIDADE - AIPAATM
Av. 25 de Abril, N.º 273, S/L, Esq. 5370 - 202 MIRANDELA
Tel.: +351 278 261 410
Fax: +351 278 261 410
E-mail: tradicao-qualidade@clix.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.