terça-feira, 1 de abril de 2014

UTAD assinala os 40 anos da Primeira Obra de Pires Cabral

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai realizar, no próximo dia 3 de abril, no auditório da Biblioteca Central, uma jornada intitulada “Nos 40 anos de Algures a Nordeste: uma Jornada sobre A.M. Pires Cabral”, ação que pretende assinalar os 40 anos da publicação da primeira obra de A. M. Pires Cabral, Algures a Nordeste.
A jornada é aberta ao público e inicia-se pelas 9:30h, com a estreia do documentário ‘‘A.M. Pires Cabral na primeira pessoa”, do realizador Leonel Brito. A referida jornada conta com vários oradores convidados e contempla ainda uma visita à exposição ‘‘A. M. Pires Cabral: 40 anos de vida literária’’, que estará patente na Biblioteca Municipal de Vila Real.

A. M. Pires Cabral nasceu em Chacim, Macedo de Cavaleiros, e é autor de uma vasta obra, caracterizada por uma ampla variedade de géneros – da poesia ao romance, passando pelo conto, pelo texto dramático e pela crónica, ensaio e monografia. O homenageado recebeu várias distinções e prémios literários: Prémio Literário Círculo de Leitores, 1983, com o romance Sancirilo; em 2006, O Prémio D. Dinis, com Douro: Pizzicato e Chula e Que Comboio é este; em 2008, o Grande Prémio de Literatura DST, com O Cónego; em 2009 o Prémio Pen Clube de Poesia, com Arado, e, em 2010, o Grande Prémio de Conto ‘Camilo Castelo Branco’ APE/Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com O Porco de Erimanto.

1 comentário:

  1. Muitos parabéns a tão grande escritor transmontano e muito êxito .

    Abraço
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.