quarta-feira, 30 de abril de 2014

Município de Torre de Moncorvo promove homenagem a Júlia Ribeiro

No próximo dia 1 de Maio, pelas 15h00, tem lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma homenagem a Júlia Ribeiro promovida pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo. A cerimónia conta ainda com a apresentação do livro “Contos no Terreiro ao Luar de Agosto” da autoria de Júlia Ribeiro, que será apresentado pelo Dr. Rogério Rodrigues.
Maria Júlia Ferreira de Barros Ribeiro, nasceu em Torre de Moncorvo em 1938. Licenciou-se em Filosofia Germânica na Faculdade de Letras de Coimbra e começou a dar aulas no Liceu da Figueira da Foz. Lecionou ainda no Liceu Nacional de Leiria, dirigiu a Escola do Magistério Primário de Leiria e trabalhou no ISLA onde desempenhou os cargos de Diretora do Curso Superior de Tradutores e Coordenadora Académica do Departamento de Línguas. Depois de se aposentar dedicou-se à escrita tendo publicados diversos livros, como “Contos ao Luar de Agosto”, “De Olvido e de Silêncio”, “Constantino Rei dos Floristas”, “… e chegaram três Reis Magos em Agosto”, “Recordar Guarda Ribeiro”, “Duas Rosas Vermelhas que Nunca Cheguei a Receber”, “Primeira Comunhão”, “Mulheres da Marinha Grande – Histórias de Luta e Coragem” “Os contos da Minha Avó” e “A Parábola dos Três Anéis”.
No dia 2 de Maio, pelas 11h30, realiza-se um passeio pela Corredoura com os alunos da Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 29 de Abril de 2014
Luciana Raimundo

5 comentários:

  1. Parabéns, Dra. Júlia! Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Mais do que merecida! Julia Ribeiro repassa suas memórias em literatura de ótimo nível , o que nos convida a fazer uma viagem por Torre de Moncorvo, anos atrás, para conhecer pessoas e lugares que jamais poderemos alcançar . Parabéns Júlia , Deus te abençoe sempre.

    ResponderEliminar
  3. Julinha, não posso estar presente na sua homenagem. Desejo-lhe um dia preenchido de lindos momentos. Beijo da Lila

    ResponderEliminar
  4. Nem sempre estamos onde gostaríamos de estar. Em vésperas de Páscoa Moncorvo foi visitado, recordando meninice e outros tempo. Reencontrei rostos que não via há mais de quatro décadas, os nomes vieram ao retardador.. Quem me dera poder estar na homenagem, justamente merecida a uma das nossas heroínas do Blog e do Concelho.
    mil quilómetros são duplamente pesados nas actuais circunstâncias. Certamente que muitos compareceram para reforçar a alegria e a comoção que Júlia Biló deve ter sentido com esta homenagem .... Que o futuro lhe sorria e parabéns. A. Salgado

    ResponderEliminar
  5. Olá, Amigos :

    Obrigada pelas vossas amáveis palavras e sobretudo pela vossa amizade.

    Abraços
    Júlia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.