sexta-feira, 27 de julho de 2012

Macedo de Cavaleiros junta escritores transmontanos espalhados pelo país

Macedo de Cavaleiros, Bragança, 27 jul (Lusa) -- Uma livraria de Macedo de Cavaleiros vai servir, em agosto, de ponto de encontro de escritores nacionais com raízes transmontanas para uma tertúlia sobre as suas obras e a região.
Pires Cabral. Foto A.F.F.M.
O Encontro de Escritores Transmontanos espera juntar, a 11 de agosto, cerca de 20 autores dispersos pelo país e até pelo mundo, entre os quais o consagrado Pires Cabral e o jovem Tiago Patrício, Prémio Literário Revelação Agustina Bessa Luís 2011.
A iniciativa é da Poética, uma livraria que abriu ao público em janeiro, em Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, e que, além da vertente comercial da venda de livros novos e usados, acolhe e promove eventos culturais como exposições e tertúlias.
A ideia do encontro de escritores transmontanos é "juntar gerações e estilos diferentes de autores que têm alguma ligação à região num momento de partilha descontraída e convívio em torno da literatura, tendo como base a condição de transmontano, em alguns casos indissociável da própria escrita", como explicou à Lusa a responsável Virgínia do Carmo.
A iniciativa é aberta ao público, com um programa que integra a apresentação de dois livros e um tradicional "mata-bicho" (lanche), "porque é sabido que nada é mais congregador do que uma mesa de iguarias transmontanas, passando pela tertúlia e pela música", realçou.
Paralelamente, será inaugurada, no mesmo espaço, uma exposição de fotografia da autoria de elementos do projeto "Alustro- Clube de Fotografia A.M. Pires Cabral", uma associação composta por um grupo de pessoas que gostam de fotografar "a beleza da terra e das gentes transmontanas".
A promotora do evento mostrou-se "satisfeita" com a adesão que tem registado de público às atividades deste novo espaço cultural, "embora seja ainda preciso quebrar muitas barreiras".
"As pessoas não estão habituadas a ver num espaço privado este tipo de eventos, mas o que custa mais é apareceram uma primeira vez", afirmou.
A organização do encontro de escritores transmontanos tem o apoio da "Tertúlias do Nordeste", um movimento de debate virtual (na Internet) sobre os mais variados temas relacionados com a região.
HFI.
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.