quarta-feira, 11 de julho de 2012

Adeganha - Visitas guiadas à Igreja Matriz


Visitas guiadas à Igreja Matriz da Adeganha

Visitas ao Património Monumental de Fronteira" prossegue neste próximo fim de semana, dias 14 e 15 de julho. Nestes dois dias, o Dr. Nélson Rebanda irá levar os um percurso pela história da Igreja Matriz da Adeganha, no concelho de Torre de Moncorvo, Monumento Nacional desde 1944. As visitas efetuam-se às 16 horas. Pode inscrever-se nos contactos disponibilizados para o efeito.

Igreja Matriz da Adeganha

Trata-se de uma igreja tardo-românica e foi edificada entre o séc.XII e o XIII. Dedicada ao apóstolo São Tiago, é originalmente dotada de um alpendre exterior para albergar os peregrinos. Apresenta um portal que pertence à transição do românico para o gótico e é composto por um arco quebrado com duas arquivoltas, decorado com boleado e enxaquetado. A arquivolta exterior é suportada por uma mísula de feição antropomórfica. Acima do portal existe um relevo com três mulheres que segundo a tradição diz, trata-se da figuração do parto. Destacam-se ainda dos túmulos exteriores para as pinturas murais quatrocentistas do interior e para as pinturas quinhentistas sobre a tábua do altar-mor. O interior é de grande simplicidade, destacando-se os dois altares de talha que ladeia o arco triunfal de volta perfeita.
 As visitas têm a duração de uma hora e um custo de 2 euros por pessoa.
Os interessados terão de marcar previamente através dos contactos disponibilizados para o efeito, indicando um nome, contacto e número de acompanhantes. As pessoas devem estar 15 minutos no local antes da hora marcada.
 Marcações:
Telefone: 22 619 78 96 (das 9 às 13 horas dos dias úteis)

http://www.culturanorte.pt/agenda,0,566.aspx
VER:
http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2012/07/adeganha-convida.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.