
O projeto "Visita ao Património Monumental de Fronteira"  prossegue neste próximo fim de semana, dias 7 e 8 de julho. Nestes dois   dias, o Dr. Nélson Rebanda irá realizar um percurso pela história do   Castelo de Mogadouro, um importante Monumento Nacional que se encontra   sob gestão da DRCN. As visitas são às 18 horas. Inscreva-se nos  contactos disponilizados para o efeito.
O Castelo de Mogadouro
O castelo de Mogadouro foi erguido no séc. XII e em  1297 foi concedido à Ordem dos Templários por D.Dinis. Mas anos mais  tarde, em 1311, após a extinção da Ordem dos Templários, passou para a  Ordem de Cristo.
No século XV o castelo passou a pertencer à família  dos Távoras e teve um importante papel durante a Guerra da Restauração  da independência. Aquando a eliminação dos Távoras, por acusação de  traição, durante o reinado de D.José, o castelo foi abandonado e a ruína  tomou conta dele.
Apresenta uma torre rectangular e esta é acompanhada,  não de muito longe, por uma outra de feição mais recente, conhecida  como a torre do relógio.
Classificado como monumento nacional em 1946,  beneficiou de obras de restauro e hoje apresentam-se conservadas apenas  dois panos de muralha, a torre de menagem e a torre do relógio.
As visitas têm a duração de uma hora e um custo de 2 euros por pessoa.
Os interessados terão de marcar  previamente através dos   contactos disponibilizados para o efeito,  indicando um nome, contacto e   número de acompanhantes. As pessoas devem  estar 15 minutos no local   antes da hora marcada.
Marcações:
Email: visitas@culturanorte.pt
Telefone: 22 619 78 96 (das 9 às 13 horas dos dias úteis)
Fonte:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.