sábado, 7 de julho de 2012

PORTUGAL E A GRANDE GUERRA 1914 .1918


Em termos simples, podemos dizer que a 1ª Guerra Mundial é um componente do período longo de conflitos globais do século XX (1914-1945), que marca a transição da hegemonia inglesa para a americana.
No período posterior às Guerras Napoleónicas (depois de 1815) criou-se um sistema unipolar de hegemonia britânica, que vigorou até ao último quartel do século XIX. A Inglaterra era o coração da revolução industrial que transformava o mundo, e Londres era o centro financeiro, económico, militar e tecnológico do planeta. No último quartel do século XIX esta situação começa a mudar rapidamente, por efeito daquilo a que muitos autores chamam 3ª revolução industrial, marcada pelo desenvolvimento da electricidade, dos combustíveis líquidos, do motor de explosão e da indústria química. A Inglaterra, que era a primeira economia mundial em 1860, passava já para terceiro lugar em 1905, numa transição entre uma economia mundial com um só poder de primeira ordem (a Inglaterra), para outra com três (Estados Unidos da América, Alemanha e Inglaterra).
Do mesmo modo, houve importantes ajustamentos nos poderes de segunda ordem, com economias como a da França e da Itália em queda e outras, como a da Rússia e do Japão, em pujante desenvolvimento. É esta vaga de fundo que está na origem da revisão dos valores da vivência internacional e de graves crises de alteração do equilíbrio global e regional.
Editora: QuidNovi

Aniceto Afonso
Aniceto Henrique Afonso: nascido em 1942 em Vinhais; em 1963 completou o curso de Artilharia na Academia Militar e em 1969-71 cumpriu comissão de serviço em Angola.
Na 2ª semana de Set 73 foi colocado na Chefia de Reconhecimento de Transmissões (CHERET) do Quartel General da Região Militar de Moçambique em Nampula. [...]
Em 1980 obteve em Lisboa a licenciatura em História pela Faculdade de Letras; em 1982-85 professor de "História Militar" na Academia Militar, desde 1985 Tenente-Coronel na reserva, em 1990 concluiu na citada Faculdade, o mestrado em História Contemporânea de Portugal; em 1993 foi nomeado director do Arquivo Histórico-Militar; e desde 1998 é membro da Comissão Portuguesa de História Militar.
Em 2007, cessou funções de director do Arquivo Histórico Militar; e em 16Jul2009 foi promovido ao posto de coronel, com a antiguidade de 1 de Julho de 1990
Para visualização dos conteúdos clique em cada um dos sublinhados
Fonte:

3 comentários:

  1. OS ANOS DA GUERRA COLONIAL, de Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes

    Saber o que aconteceu durante os anos de 1961 a 1975, os anos em que a Guerra Colonial esteve no centro da nossa História, das nossas vidas. Saber o que aconteceu em cada um dos locais onde a guerra foi travada, nas “picadas” mais perigosas, nas “matas” do Norte de Angola e de Moçambique, nas “chanas” do Leste, nas “bolanhas” da Guiné, a bordo de navios e lanchas, de aviões e de helicópteros. Saber o que pensaram os homens que decidiram a guerra, que a conduziram, que a fizeram de ambos os lados. Mas pretendemos também Compreender. Compreender por que foi assim que os factos aconteceram, por que foram escolhidas estas soluções e não outras. Compreender as dúvidas dos homens que tiveram de decidir num momento o caminho a seguir e ajudar a perceber as consequências dessas decisões. É, pois, sobre o Saber mais e o Compreender melhor os anos da Guerra Colonial que trata esta obra.

    ANICETO AFONSO é coronel do Exército na situação de Reforma e nasceu em Vinhais em 1942. Fez os estudos secundários em Bragança e concluiu o curso de Artilharia da Academia Militar em 1963. Cumpriu comissões em Angola (1969-71) e em Moçambique (1973-75). Fez a licenciatura em História pela Faculdade de Letras de Lisboa em 1980 e o Mestrado em História Contemporânea de Portugal pela mesma Faculdade em 1990. Foi professor de História na Academia Militar de 1982 a 1985 e de 1999 a 2005. Foi director do Arquivo Histórico Militar (Lisboa) de 1993 a 2007, integrando vários grupos de trabalho e comissões relacionadas com os arquivos militares, a documentação e a História. Foi responsável pelo Arquivo da Defesa Nacional de 1996 a 2007. É membro da Comissão Portuguesa de História Militar e do Comité dos Arquivos da Comissão Internacional de História Militar, desde 1998; é investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e autor de várias obras.

    CARLOS DE MATOS GOMES é coronel do Exército, na situação de reserva e nasceu a 24 de Julho de 1946 em Vila Nova da Barquinha. Fez os estudos secundários no Colégio Nun’Álvares, de Tomar e o curso de Cavalaria da Academia Militar. Durante a guerra colonial cumpriu três comissões, em Moçambique, Angola e Guiné, nas tropas “Comando”. Foi ferido e condecorado. Foi auditor do Curso de Defesa Nacional, do Instituto de Defesa Nacional. Paralelamente à carreira militar desenvolveu desde 1983 uma continuada actividade literária, tendo escrito argumentos, romances e várias obras de cariz histórico.

    publicada por QuidNovi às 16:41

    Etiquetas: História

    ResponderEliminar
  2. Pedido de colaboração

    No âmbito do estudo que o CEPIHS está a realizar sobre os participantes do concelho de Torre de Moncorvo na I Guerra Mundial (1914-1918), tanto na Europa como em África, com vista à comemoração do centenário deste conflito, iniciativa da Universidade Nova de Lisboa, vimos solicitar e agradecer que nos facultem todas as informações que lhes respeitem. Assim, o conhecimento da existência de documentos (cartas, fotografias, cadernetas militares) e de objectos (medalhas, condecorações, fardas, filmes, uniformes, capacetes) permitir-nos-á reconstituir a memória dos que partiram e das famílias que ficaram.

    A todos, e desde já, muito obrigada.

    Pela direcção do CEPIHS,
    Adília Fernandes

    Contactos:
    Adilia
    lilabento@sapo.pt
    Leonel Brito (Lelo)
    britoleonel@yahoo.es
    CEPIHS - Torre de Moncorvo na I Guerra Mundial (1914-1918)

    ResponderEliminar
  3. Este ilustre transmontano,Aniceto Afonso,historiador competente e rigoroso,é ainda autor,com Joana Pontes e Rodrigo de Sousa e Castro,de "A Hora da LIBERDADE" - O 25 de Abril,pelos protagonistas-,recentemente publicado.É também autor do blogue Fio da História (http://fiodahistoria.blogspot.pt/),digno de ser visitado.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.