quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Linha do Sabor: Imoral que a Refer peça aos municípios que invistam na recuperação do canal ferroviário

 O presidente da Câmara de Mogadouro (PSD) considerou hoje ser "pouco ético" que a Refer peça aos municípios que invistam na recuperação do antigo canal ferroviário da linha do Sabor, quando foi a empresa que deixou património ao abandono.
"Trata-se de um situação imoral, quando a Refer é a única entidade responsável pelo estado de abandono e degradação das estações, apeadeiros e canal ferroviário da desativada linha do Sabor", disse Moraes Machado, que é também presidente da Associação de Municípios do Douro Superior.


As declarações do autarca surgem numa altura em que a Refer Património tem em cima de mesa um projeto de concessão da totalidade do canal ferroviário da antiga linha do Sabor, tendo em vista a sua transformação num corredor destinado a uma via verde que englobe ecopistas e ciclovias.
O valor que a Refer Património propõe é de 250 euros por quilómetros/ano, durante um período de 25 anos, renovável, para as autarquias que queiram avançar com um projeto de uma ecopista ou ciclovia no seu território.
"Se a Refer quer transformar o canal numa via verde, nós batemos palmas. Mas cabe à empresa candidatar o projeto a fundos QREN. O restante montante, ou seja, os 15 por cento da componente nacional, terá de ser suportado pela empresa que gere o património ferroviário nacional", concluiu o autarca.
Também o presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta (PS) disse que a construção de uma via verde no antigo canal da linha do Sabor em nada beneficia o concelho, já que está afastado da sede cerca de 14 quilómetros.
"Não concordo com os valores apresentados pela Refer, porque são exorbitantes e o projeto apresentado em nada beneficia o concelho", frisou José Santos.
O gestor do Plano Nacional de Ecopistas da Refer, Luís Silvestre, disse à Lusa que respeita as posições de todos os autarcas a nível nacional, em particular os da região transmontana.
"Tudo faremos para consensualizar todos os interesses e vontades das comunidades locais representadas pelos seus eleitos. Porém, na realidade, pretendemos que com este projeto o património não continue abandonado", acrescentou o responsável.
A antiga linha do caminho-de-ferro do Sabor atravessa os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo e ligava as estações de Duas Igrejas e o Pocinho.
A Refer já fez saber que a construção de uma ecopista ou ciclovia não inviabiliza a possibilidade de que, no futuro, o canal ferroviário possa ser utilizado por outro tipo de transporte.
O concelho de Torre de Moncorvo já dispõe de cerca de 20 quilómetros de ciclovia, enquanto a câmara de Miranda do Douro se prepara para avançar com um projeto orçado em um milhão de euros para construir um equipamento do género desde Duas Igrejas a Sendim.
@Lusa
Fotos A.F.M.

2 comentários:

  1. Lindisssimo edificio abandonado.Imoral e vergonhoso.Um dia ainda aparece um Godinho e leva o que resta.Que bela pousada se perdeu.

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  2. Faço minhas as palavras deste comentador anónimo.

    Júlia Ribeiro

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