quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Contos do Portugal Rural,por Isabel Mateus

Deixo-vos o link do meu novo livro bilingue. Aí podem descarregar e ler o conto ..."A Rebusqueira" / "The Gleaner" e ainda o índice, o prefácio e a introdução à obra. Boa leitura! Agradeço que divulguem. Abraço
http://www.isabelmateus.com/


As histórias, cuja ação se desenrola na aldeia da Granja ou nas suas imediações, foram escolhidas por causa da visão privilegiada que oferecem acerca do modo de vida do Portugal rural, durante e após o Estado Novo, e enfoque dado ao papel e ao estatuto da mulher numa sociedade assente sob o modelo institucional do patriarcado.
Apenas duas das histórias incluídas nesta compilação narram a vida de protagonistas masculinos. Mas o seu papel adquire a mesma importância por aquilo que revelam da constante adversidade da vida rural, das resoluções tomadas para combater a pobreza endémica inerente ao meio ou as respostas individuais adotadas face à mudança social.
Estas histórias são indiscutivelmente interessantes sob uma perspetiva histórica e quase etnográfica ou podem ser meramente apreciadas como a saga de mulheres e de homens que, mesmo forçados a enfrentar constantemente o meio inóspito que os rodeia, levam a melhor face à adversidade.
Não obstante as referências esporádicas a acontecimentos históricos, todas estes seres carregam consigo a intemporalidade, que talvez se deva à constante ênfase posta na eternidade dos valores humanos, entre os quais poderemos destacar o dualismo amor e perda, nascimento e morte, ganância e generosidade, bem como o abraçar da responsabilização social e da entreajuda, a importância concedida à família – tanto chegada como afastada – a lealdade, a capacidade de confiar em si mesmo e a boa qualidade de permanecer fiel a si próprio.

Nota: O livro está escrito em conformidade com o novo acordo ortográfico.

5 comentários:

  1. Isabel Mateus escreveu: Obrigada, amigo Lelo! Obrigada, amigos! Agradeço a todos o apoio e a divulgação das "nossas histórias" agora também em inglês. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá,Isabel!
    Com gosto,"espalharei por toda a parte" os seus "Contos do Portugal Rural".
    Que cheguem a muita gente - portugueses e estrangeiros - são os meus votos.
    Abraço.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga "moncorvense"! Espero que esteja tudo bem aí pelo nosso Alentejo.

      Beijinhos,

      Isabel

      Eliminar
  3. Parabéns, Isabel!
    Desejo-lhe muito êxito para o seu novo livro e daqui lhe envio um grande abraço.

    Júlia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Júlia!

      Muito obrigada.
      Peço desculpa se nem sempre faço visitas a este e outros blogues e se participo pouco, mas ultimamente tenho estado bastante ocupada.

      Continuação de boa escrita.

      Beijinhos,

      Isabel

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.